Topo

Esse conteúdo é antigo

Por coronavírus, governo quer editar medida para ampliação do Mais Médicos

Ideia, segundo o ministro da Saúde, é divulgar normas para abertura de unidades de saúde básica em horários estendidos - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Ideia, segundo o ministro da Saúde, é divulgar normas para abertura de unidades de saúde básica em horários estendidos Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Amanda Pupo

Brasília

06/03/2020 17h51

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou hoje que na próxima segunda-feira, 9, o governo pretende editar várias medidas voltadas à assistência sobre o novo coronavírus.

A ideia é divulgar as normas para abertura de unidades de saúde básica em horários estendidos, editar a portaria que disciplina a lei sobre isolamento domiciliar, além de estender o alcance de nova convocação de profissionais ao Mais Médicos.

"Já está pronto o edital e assinamos na segunda-feira", disse Mandetta sobre o certame para chamamento do programa Mais Médicos.

Ontem, o secretário executivo da pasta, João Gabbardo, afirmou que o governo planejava convocar profissionais apenas para cidades menores, mas resolveu ampliar para todas as faixas.

Mandetta ainda frisou novamente que as pessoas que sentirem necessidade devem procurar as unidades básicas de saúde, deixando os hospitais e UPAs para os casos mais sérios. "Momento é de evitar hospital", disse.