PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Capixaba infectado com coronavírus ignora isolamento e viaja para São Paulo

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

13/03/2020 20h46

O segundo capixaba diagnosticado com o novo coronavírus ignorou a determinação de isolamento e viajou hoje para São Paulo. A informação foi confirmada pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (ES). Ele é o único paciente com covid-19 no Espírito Santo, segundo balanço do Ministério da Saúde.

Os agentes foram pela manhã até a residência onde ele estava para dar prosseguimento ao monitoramento do caso e constataram que o paciente saiu do isolamento por conta própria e viajou.

O homem já foi localizado pela Polícia Federal e agora está em isolamento num hotel da capital paulista. Ele tem viagem agendada para Londres para o dia 16, porém está aguardando a liberação para viajar e sair do isolamento. Ainda não existe uma previsão de quando será liberado pela equipe. Uma infectologista informou que hoje o homem estava apenas com tosse.

Por telefone, o paciente alegou que saiu do isolamento ainda no estado capixaba "por achar que não tinha nada, após obter informação do resultado negativo para Influenza", segundo ele, pelo Hospital Antônio Bezerra de Faria, onde recebeu atendimento após consulta no Pronto Atendimento da Glória, em Vila Velha.

O órgão informou que o paciente foi para a casa da mãe e permaneceu isolado em um cômodo da residência com máscara. No local, estiveram, além da mãe, a irmã e o cunhado. Eles também estão sendo monitorados pela equipe médica do município.

Apenas os dois últimos apresentaram sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, mialgia, fraqueza, espirro e calafrio e foram submetidos ao isolamento domiciliar. A mãe permanece assintomática.

Uma segunda irmã segue sem sintomas e um sobrinho apresenta sintomas de mialgia, febre e tosse, manifestados antes mesmo da chegada do tio da Inglaterra.

Situação de emergência

O governo do Espírito Santo vai decretar situação de emergência na saúde por causa dos casos confirmados e investigados de coronavírus. O decreto será publicado no Diário Oficial da próxima segunda-feira (16). A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande na tarde de hoje.

"Esse decreto estabelece diversas medidas sanitárias, e para o enfrentamento à essa emergência em saúde, o estado poderá estabelecer isolamento, quarentenas, testes laboratoriais, tratamento médicos específicos, e campanha de comunicação, além de outras", disse Casagrande.

Sobre a questão das aulas nas escolas e faculdades do estado, o governador disse que ainda não vai emitir nenhuma determinação de suspensão das atividades.

Coronavírus