Topo

Esse conteúdo é antigo

PE registra primeiros casos de covid-19 transmitidos dentro do estado

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou hoje que o estado registrou os quatro primeiros casos de transmissão local de covid-19. - Thiago Lemos / Fotoarena
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou hoje que o estado registrou os quatro primeiros casos de transmissão local de covid-19. Imagem: Thiago Lemos / Fotoarena

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

16/03/2020 19h33

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou hoje que o estado registrou os quatro primeiros casos de transmissão local de covid-19.

"Já temos 18 confirmados. Desses 10 novos casos que contabilizamos hoje, quatro são de transmissão local, os demais são casos de pessoas que estiveram fora de Pernambuco e adquiriram a doença", disse Câmara em entrevista coletiva.

Outra novidade do balanço de hoje é a inclusão de duas cidades: Belo Jardim, no agreste; e Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana. Até ontem, os casos estavam concentrados no Recife.

Por conta do aumento dos casos, Câmara anunciou que as escolas públicas e privadas devem ter aulas somente até amanhã e entrarão em recesso.

Segundo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, a contaminação local ainda não é certeza de que o vírus está circulando no estado.

"Não temos a confirmação de circulação subjetada. Todos os casos estão sendo analisados. Mas na medida que tem um aumento de casos já exige medidas mais restritivas, que é isso que o governo de Pernambuco está fazendo", afirmou.

Segundo os últimos dados, há 81 casos em investigação e três classificados como prováveis. Desses, 19 pessoas são acima de 60 anos e têm atenção especial.

Longo ainda disse que o governo tem trabalhado para atuar numa melhor vigilância epidemiológica. Para isso, o estado quer autorização do Ministério da Saúde para realizar testes no estado —hoje os exames são enviados ao Instituto Evandro Chagas, em Belém.

"Testando mais teremos condição de estar com nossa vigilância com uma reposta mais rápida, e medidas sanitárias mais adequadas podem ser tomadas, tanto de pessoas que precisam ser isoladas, quando para eventuais contato que precisam ser trabalhado", afirmou.

Sobre o cruzeiro atracado no porto do Recife e que teve um passageiro canadense com o covid-19 confirmado, o estado ainda avalia como será feito um plano de evacuação.

"Tivemos já várias tratativas com autoridades sanitárias e amanhã a expectativa é que tenhamos uma solução desse caso, se tudo correr bem", garantiu Paulo Câmara.