Topo

Desembargador tem positivo para corona e clima é de apreensão no TJ-RJ

16.mar.2020 - Tribunal de Justiça e fóruns funcionam com restrições devido ao coronavírus - MARCOS VIDAL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
16.mar.2020 - Tribunal de Justiça e fóruns funcionam com restrições devido ao coronavírus Imagem: MARCOS VIDAL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

18/03/2020 12h22

O segundo vice-presidente do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), desembargador Paulo Tarso, foi diagnosticado com covid-19. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do órgão. O desembargador está em casa de quarentena.

De acordo com relatos dos servidores, ele teria contraído a doença através de um parente que esteve no exterior. O desembargador manteve contato com outros desembargadores, profissionais do TJ, assessores e advogados. O clima é de apreensão. A última sessão do Órgão Especial ocorreu no dia 9.

"Tem um pessoal de quarentena, mas muita gente sem saber ainda se pegou. Assessores estão revoltados, pois ele já tinha alguns sintomas", disse ao UOL um servidor que preferiu não ser identificado.

Outro servidor cobrou que o Tribunal faça um comunicado oficial sobre o positivo de Paulo Tarso. "Não é justo que as pessoas não tenham ciência do quadro do desembargador. Ele é da segunda vice-presidência e tem contato com muita gente. A última sessão do Órgão Especial é repleta de pessoas com mais idade, são desembargadores mais experientes, mais antigos do Tribunal. A gente estava fazendo rodízio nos gabinetes, mas agora colocaram esquema especial de trabalho. Será teletrabalho com uma pessoa de plantão por gabinete", disse o servidor, que também preferiu não se identificar.

Na segunda-feira (16), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro adotou uma nova série de medidas para contenção do covid-19. Entre elas, está a suspensão de todos os prazos processuais, físicos e eletrônicos, no período de 17 a 31 de março. Pelo mesmo período fica suspenso também o atendimento ao público.

O TJ-RJ alterou as audiências de custódia, que agora devem ser feitas por videoconferência até o fim do período das medidas protetivas contra o avanço da doença. O Tribunal também cancelou a prova escrita do concurso para magistratura, marcada para 22 de março. Ainda não há nova data definida para o exame.

Rio investiga duas mortes suspeitas

O Rio de Janeiro tem 33 casos do novo coronavírus confirmados no estado. Outros 859 são de pacientes investigados.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) do Rio investiga duas mortes que ocorreram em Miguel Pereira, no sul do estado, e outra em Niterói, na região metropolitana.

O primeiro caso refere-se a uma mulher de 63 anos que morreu em uma unidade de saúde de Miguel Pereira e apresentou sintomas compatíveis com a doença. A SES informou que que o material da paciente chegou ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), única unidade estadual capaz de realizar o teste para confirmar ou descartar o vírus. O resultado deve ficar pronto em 48 horas. Segundo a pasta, a vítima não fazia parte da lista de casos confirmados.

A situação é a mesma do paciente que morreu na noite de ontem em Niterói. Ele estava internado em uma unidade particular. O paciente também não constava na lista de casos confirmados de coronavírus. "O resultado dos exames do paciente deve sair nos próximos dias", esclareceu a secretaria através de nota.