SP confirma mais 6 mortes por coronavírus e investiga morte de médica
A secretaria de Saúde de São Paulo confirmou hoje mais seis mortes relacionadas ao novo coronavírus no estado. Ao todo, são 15 mortes registradas. Em coletiva realizada hoje, o governo afirmou que também investiga o caso de uma médica que morreu em consequência de problemas respiratórios e fez teste da covid-19. Ainda não houve resultado do exame realizado para detectar a presença do vírus.
"É uma médica generalista. Ela trabalha no serviço público municipal. Quando foi para o hospital, ela não tinha a doença, mas era uma pessoa cardiopata e hipertensa. Nós estamos levantando porque foi no final da manhã que recebemos a informação. Acreditamos que o óbito foi ontem", contou o secretário de Saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido.
A médica apresentou complicações por causa das doenças cardíacas durante o carnaval e foi internada em 23 de fevereiro. Ainda não se sabe quando ocorreu a contaminação, mas durante a internação, a profissional de saúde passou a ter problemas respiratórios.
"Durante a internação, a médica passou a ter insuficiência respiratória e pulmonar. Seu óbito está como suspeita. Ela teria adquirido [covid-19] na sua internação no hospital, o que preserva momento anterior de quando trabalhava na rede pública".
O Hospital Sancta Maggiore é o principal local de mortes de infectados com o coronavírus do país. Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou que a Vigilância Epidemiológica realizou uma inspeção neste hospital. O órgão da Prefeitura disse ter constatado a existência de casos suspeitos não notificados no hospital, "incluindo casos que levaram pacientes à morte por covid-19".
"A equipe do município fez duas investigações. Uma de ordem sanitária e outra de ordem epidemiológica, e constatou uma série de problemas no fluxo do hospital, no isolamento de pacientes suspeitos de ter a covid, superlotação. A Secretaria municipal fez uma autuação para que altere todo este quadro. O hospital tem que fazer a correção".
O estado de São Paulo está com 34 pacientes em UTI (unidade de terapia intensiva) em decorrência da covid-19 e outros 9.000 possíveis casos de contaminação pelo novo coronavírus que estão em investigação.
Em relação as seis mortes confirmadas por coronavírus na manhã de hoje, quatro são mulheres e dois, homens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.