Topo

Esse conteúdo é antigo

Infectologista David Uip testa positivo para coronavírus

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 18h28

Chefe de centro de combate à covid-19 em São Paulo, o médico infectologista David Uip, de 67 anos, testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB).

Doria explicou que David Uip está isolado, mas passa bem, e acrescentou ainda que já se submeteu ao teste por precaução.

"Informo que o resultado do exame do Dr Davi Uip, Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, deu positivo para covid-19. Ele está isolado, passa bem e permanecerá em sua residência. Há pouco me submeti ao teste e, assim que obtiver o resultado, divulgarei", escreveu Doria, em seu perfil no Twitter.

Em entrevista à GloboNews, Uip demonstrou tranquilidade depois de saber o resultado do exame e agradeceu às mensagens de solidariedade.

"Eu acabo de saber que meu exame deu positivo. Eu continuo bem, estou tranquilo aqui em casa, vou ficar em quarentena por 14 dias, mas vou continuar ajudando o estado nesta luta contra o coronavírus. Eu espero que eu me recupere logo para voltar a trabalhar. Muito obrigado por toda a solidariedade que eu tenho recebido", afirmou.

Uip é considerado um dos maiores infectologistas do Brasil e foi convocado para ajudar o governo a reagir ao coronavírus. Ele tem participado de quase todas as coletivas ao lado de figuras políticas importantes, como o próprio governador do estado, João Doria, e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

O médico infectologista já não esteve hoje na coletiva de imprensa realizada pelo governo de São Paulo. Logo no início do atendimento à imprensa, Doria revelou que Uip se ausentou para fazer exames para saber se estava com covid-19.

"Está fazendo exames. Não há nenhuma indicação efetiva, mas, dentro do regime de total transparência com a imprensa e opinião pública, ele está fazendo exames. Diante dos resultados, podemos nos manifestar de forma efetiva. Esperamos que não seja nada grave e que ele possa estar conosco em breve", disse o governador João Doria, na ocasião.

Doria e Covas fazem testes

Os políticos João Doria e Bruno Covas, que mantiveram contato com o infectologista David Uip, anunciaram que também farão os testes para covid-19 como medida de precaução.

"Com a confirmação de que o dr. David Uip está com coronavírus, vou fazer o teste. Até receber o resultado, ficarei isolado no meu gabinete", escreveu o prefeito de São Paulo.