Topo

"Terra da longevidade" tem praças fechadas e corrida por vacina da gripe

Quem foi se vacinar contra a gripe em Veranópolis (RS) nem precisou sair do carro - Prefeitura de Veranópolis
Quem foi se vacinar contra a gripe em Veranópolis (RS) nem precisou sair do carro Imagem: Prefeitura de Veranópolis

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

24/03/2020 04h06

Acostumados a uma boa conversa na volta de uma mesa farta, moradores de uma cidade de colonização italiana da serra gaúcha têm convivido com dias de ruas praticamente vazias e silêncio perturbador.

Com 1/5 dos habitantes idosos, considerado grupo de risco do coronavírus, a prefeitura de Veranópolis (RS) tomou medidas para reduzir a circulação de pessoas na cidade. Tudo para garantir a continuidade do título de "terra da longevidade" e evitar que se repita o cenário vivido na terra dos seus antepassados — a Itália, que nesta segunda-feira já tinha mais de 63 mil casos confirmados da covid-19.

Dois principais pontos de concentração da cidade foram fechados: as praças e as igrejas.

A prefeitura já publicou três decretos: do dia 16 de março até a última sexta-feira. No último, comércio, prestadoras de serviço e casas noturnas ficaram proibidos de abrir. Restaurantes, lanchonetes e convivências estão autorizados a funcionar, desde que atendam a rigoroso procedimento de higiene, não ofereçam buffet e respeitem a distância de dois metros entre as mesas.

As atividades dos quatro grupos de convivência, voltados para idosos, foram canceladas. Em dias normais, os mais velhos jogariam cartas, fariam exercícios físicos e conversariam entre eles nesses grupos.

As missas passaram a ser transmitidas para os católicos pela rádio e para os evangélicos por vídeo, transmitido na internet.

"Com essas medidas, diminuiu em 80% a circulação de pessoas na cidade", estima a secretária de Desenvolvimento Social, Habilitação e Longevidade, Adriane Parise.

Drive-thru da vacina

Para evitar o contágio e a saída dos idosos do isolamento, a prefeitura montou um drive-thru para a vacinação da gripe, que iniciou hoje.

Não é preciso descer do carro para receber a aplicação. Outro ponto de vacinação também foi organizado para também imunizar profissionais de saúde. No começo da tarde, as 1,4 mil doses já tinham se esgotado.

"Praticamente foi só idoso que participou hoje", conta a secretária municipal. Uma nova leva com vacinas deve chegar ao município na quarta-feira, mas ainda não se sabe o número de doses. Idosos são público preferencial neste início de vacinação.

Em Veranópolis, há cerca de 4,5 mil idosos, segundo estimativa da prefeitura com base em dados do IBGE.

A população total da cidade é de 26 mil habitantes. Na última semana, a população ficou atenta ao registro do primeiro caso suspeito de coronavírus, mas o resultado foi divulgado na última sexta-feira e deu negativo, acalmando os ânimos.

Família redobrou cuidados com idosa de 83 anos

Na recepção da casa de Inês Minosa Cagliari, 83 anos, o primeiro item que se encontra é álcool gel. No local, as três cuidadoras da idosa trocam de roupa, limpam objetos como celular e bolsa e higienizam maçanetas.

Além de Parkison, Inês é diabética, cardiopata e se recupera de um câncer de mama.

Devido ao coronavírus, os passeios, que já eram limitados, foram cortados. No último sábado (21), a idosa foi até a casa da sobrinha, a advogada Maria Rita Cagliari. "Ela não chegou a descer do carro, mas viu a cidade vazia. Ela ficou bastante assustada", conta a sobrinha.