Topo

Covid-19: médico David Uip se cura e volta ao Centro de Contingência na 2ª

O médico David Uip ficou duas semanas afastado para se recuperar da covid-19 - Keiny Andrade/Folhapress
O médico David Uip ficou duas semanas afastado para se recuperar da covid-19 Imagem: Keiny Andrade/Folhapress

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

03/04/2020 16h14

Resumo da notícia

  • Infectologista David Uip volta a coordenar o Centro de Contingência de Coronavírus em SP a partir da próxima segunda-feira
  • Ele está afastado do trabalho desde 23 de março, quando o exame apontou positivo para a doença covid-19
  • Mesmo distante, ele manteve contato com as autoridades de saúde de São Paulo e conversava com João Doria

Homem escolhido pelo governo do estado de São Paulo para coordenar o Centro de Contingência de Coronavírus, o infectologista David Uip voltará à função na próxima segunda-feira, depois de se curar da covid-19. Ele está afastado do trabalho desde 23 de março, quando o exame apontou positivo para a doença.

O médico é considerado um dos maiores especialistas em infectologia do Brasil. Mesmo distante, ele manteve contato com as autoridades de saúde de São Paulo e conversava com o governador João Doria (PSDB) duas vezes ao dia. Uip volta ao trabalho no período em que a pandemia avança e são feitas projeções de expressivo aumento de casos nas próximas duas semanas.

Com a volta dele ao cargo, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Helena Sato, deixa de ser coordenadora do Centro de Contingência, posto que ocupou de forma provisória. Mas a especialista continua como uma das principais referências do Centro de Contingência ao Coronavírus.

A confirmação de covid-19 do infectologista levou o governador e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), a realizarem teste. O resultado de ambos foi negativo.