Topo

Esse conteúdo é antigo

PE faz teste em massa e encontra 167 profissionais de saúde com coronavírus

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

10/04/2020 19h51Atualizada em 10/04/2020 20h58

Segundo estado com maior número de mortes pelo novo coronavírus no Nordeste, Pernambuco informou nesta sexta-feira (10) que 167 profissionais de saúde foram testados e tiveram covid-19 confirmada. Duas técnicas de enfermagem morreram por conta da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde informou ao UOL que foram feitos 301 testes com profissionais que apresentaram algum sintoma suspeito, com 167 confirmados e 134 descartados. Todos os casos confirmados tiveram afastamento do trabalho. Não foi informado o número de profissionais internados.

"As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam públicas (estaduais e municipais), ou privadas, e Pernambuco foi o primeiro Estado do país a instituir um protocolo específico para os profissionais sintomáticos", informou a pasta.

Segundo o secretário André Longo, existem 25 mil profissionais de saúde no estado e há um esforço para não deixar faltar equipamentos de proteção.

Quem foi testado

Os testes incluem "profissionais que atuam nas UTIs, emergências, enfermarias e atenção primária que atendem pacientes suspeitos e confirmados com a covid-19, sem deixar de fora os técnicos que realizam a coleta de amostras biológicas, independente do local de trabalho."

No boletim desta sexta, Pernambuco confirmou 129 novos casos do novo coronavírus. Com isso, o estado totaliza 684 casos confirmados da doença. Ainda foram confirmados mais nove mortes entre os dias 6 e 9, chegando a um total de 65 óbitos pela covid-19.