Topo

Homem de 36 anos é primeira morte por covid em hospital de campanha de SP

Obras de instalação do hospital de campanha que está sendo montado no Estádio do Pacaembu - SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Obras de instalação do hospital de campanha que está sendo montado no Estádio do Pacaembu Imagem: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

12/04/2020 18h20

A covid-19 causou a primeira morte em um hospital de campanha de São Paulo neste domingo. Ele tinha 36 anos, era portador de doença de chagas e apresentou piora do quadro clínico depois de ser internado, aponta o boletim divulgado pela prefeitura. A identidade dele não foi revelada. A cidade de São Paulo registrou 445 vítimas fatais do coronavírus desde o começo da pandemia.

O hospital de campanha do Pacaembu tem 61 pessoas internadas de acordo com o boletim. Há 55 pacientes em leitos de baixa complexidade e seis na Sala de Estabilização, que conta com equipamentos mais avançados para tratar de casos mais graves. A unidade de saúde também registrou três altas neste domingo e os pacientes vão continuar o tratamento em casa.

O outro hospital de campanha da cidade funciona no Anhembi e abriga 13 infectados com a covid-19. Somente um deles está na Sala de Estabilização. As duas unidades médicas juntas oferecem 526 leitos. Mas o número vai aumentar porque o hospital de campanha do Anhembi será expandido para 1.800 leitos.

A intenção das autoridades de saúde é ter nas duas estruturas, e no terceiro hospital de campanha que vai funcionar no Complexo Esportivo do Ibirapuera, um local para tratar de pacientes em estado mais ameno da covid-19. Desta maneira, as instalações de UTI da rede pública serão destinadas aos casos mais graves.

Até este domingo, o Brasil registrou 1.223 mortes por causa do coronavírus - aumento de 99 entre ontem e hoje - conforme boletim do Ministério da Saúde. O número de casos confirmados é de 22.169.