Topo

Esse conteúdo é antigo

Ceará reforça número de leitos de UTI para combate ao coronavírus

Equipamentos são distribuídos entre Fortaleza e cidades do interior - Axel Heimken/dpa/Pool/dpa/AFP
Equipamentos são distribuídos entre Fortaleza e cidades do interior Imagem: Axel Heimken/dpa/Pool/dpa/AFP

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 15h58

Os hospitais do Ceará ganharão mais leitos nas UTIs para o combate à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O reforço foi anunciado na noite de ontem pelo governador do estado, Camilo Santana (PT), em transmissão nas redes sociais.

Em Fortaleza, o estado anunciou a ampliação dos números com a solicitação temporária do Hospital Leonardo da Vinci e com a montagem de leitos de UTI em hospitais da rede estadual — inclusive em parceria com a Prefeitura da capita cearense.

No interior do estado, o governo anunciou a criação de mais 35 leitos no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, que já dispõe de 50 leitos. Além disso, serão mais 20 leitos no Hospital Regional de Quixeramobim (que dispõe de 40) e 36 leitos no Hospital Regional de Sobral (que conta com 50).

"Há uma preocupação também que possamos distribuir os leitos no interior. A nossa expectativa é que possamos dobrar o número de leitos de UTI nos hospitais públicos do estado e também naqueles que fazemos parcerias, filantrópicos ou municipais durante esse enfrentamento", anunciou o governador.

"Nesta semana vou divulgar números de novos leitos de UTI em outros municípios como Maracanaú, Caucaia, Itapipoca, Iguatu, Icó e Crateús. Além de outras UTIs que estamos montando em hospitais municipais ou filantrópicos para podermos repartir esses leitos exclusivamente para atender pessoas com a covid-19", acrescentou.

De acordo com o balanço feito até as 14h de ontem pelo Ministério da Saúde, o Ceará é o terceiro estado do Brasil com mais casos confirmados do novo coronavírus: 1800 (com 91 óbitos), atrás de São Paulo (8895 casos) e Rio de Janeiro (3231 casos). O governo do Ceará informa que 58 municípios do estado já registraram diagnósticos positivos para a covid-19.

Também de acordo com Camilo Santana, o Ceará receberá novos equipamentos adquiridos na China para reforçar o sistema de saúde local.

"Não é só querer ampliar os leitos, precisamos ter o equipamento mais importante que é o respirador, porque esse vírus causa graves problemas respiratórios. Então é fundamental ter o respirador e estamos comprando da China para poder atender à população", anunciou.

"Precisamos de equipamentos e também e equipes para ampliar os leitos de UTI, fora a ampliação de leitos de internamento, para termos condições de atender à demanda de pessoas que se contaminam com a covid-19. Tudo o que estiver ao meu alcance, vamos fazer para salvar vidas e procurar que essa travessia que estamos enfrentando tenha os menores danos possíveis à população cearense", emendou.