Topo

Esse conteúdo é antigo

Em primeira agenda oficial, Teich debate coronavírus com ministros no G20

O ministro da Saúde, Nelson Teich, participa de reunião do G20 para discutir ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus - Divulgação/Ministério da Saúde
O ministro da Saúde, Nelson Teich, participa de reunião do G20 para discutir ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

19/04/2020 11h21

Recém-admitido, o ministro da Saúde, Nelson Teich, participa na manhã de hoje de uma reunião do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, para debater ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Na prática, essa é a primeira agenda do ministro, que tomou posse na última sexta-feira (17), em substituição a Luiz Henrique Mandetta (DEM). O antecessor foi demitido por acumular divergências com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação ao isolamento social.

Participam do encontro, realizado por meio de videoconferência, Teich e os ministros da Saúde dos demais países que compõem o G20.

Entres os membros estão Brasil, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Europeia.

"Juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio internacional e dois terços da população mundial", informou o Ministério da Saúde brasileiro.

"Trata-se, portanto, de agrupamento com poder político e econômico coletivo, capaz de influenciar a agenda internacional, de promover debates sobre os principais desafios globais e adotar iniciativas conjuntas para promoção do crescimento econômico inclusivo e o desenvolvimento sustentável."

Envio de respiradores

Com o sistema de saúde colapsado em razão da pandemia do coronavírus, o Amazonas receberá do governo federal 15 novos respiradores, segundo Teich anunciou hoje em postagem no Twitter.

Segundo o ministro, o Ceará, 3º estado com mais casos de covid-19 no país, também receberá 15 aparelhos. Já Pernambuco ficará com dez.

Teich afirmou que os respiradores foram produzidos no Brasil e serão remetidos aos estados ainda neste domingo. O transporte de equipamentos, insumos e materiais tem sido realizado por aeronaves da Força Aérea Brasileira.

O Amazonas é uma das unidades da federação que mais tem enfrentado problemas no atendimento a pacientes com covid-19. Faltam leitos de UTI, respiradores e recursos humanos. Os hospitais do estado estão lotados e há dificuldades para armazenar corpos de vítimas.