Covid-19: Prefeito anuncia suspensão de comércio em Belém durante pandemia
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), anunciou hoje o fechamento do comércio da cidade, em caráter temporário, durante a pandemia do novo coronavírus.
A ideia é evitar uma sobrecarga do sistema de saúde da capital paraense. A decisão foi tomada após reunião no final de semana com autoridades locais e anunciada nas redes sociais.
"O colapso do sistema acontece quando a demanda fica acima da capacidade de atendimento. Então, nós reforçamos o isolamento e editamos um decreto que fecha inclusive o comércio. O decreto prevê multas, mas o que a gente quer é prevenir, é a colaboração da população, fiquem em casa", anunciou ele no Twitter.
"No sábado, nos reunimos com os ministérios públicos Federal e Estadual, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública, e formamos uma comissão de acompanhamento dessa crise. E solicitamos do governo do Estado que relate a essa comissão o número de leitos disponíveis para internação. Não vamos conseguir diminuir a superlotação se os doentes não forem transferidos para os leitos hospitalares", acrescentou.
O decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Município e, segundo o jornal O Liberal, vigorará a partir de amanhã. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa), o estado registrou até aqui 2.128 casos da covid-19, com 1.002 recuperados e 114 óbitos confirmados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.