Topo

Esse conteúdo é antigo

Uip diz que Teich defendeu isolamento social durante reunião com Doria

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

30/04/2020 12h46

O coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo, médico David Uip, disse hoje que o ministro da Saúde, Nelson Teich, concorda com a manutenção do isolamento social para evitar a propagação da infecção. Ele revelou que Teich se reuniu por videoconferência com o governador de São Paulo João Doria (PSDB) e autoridades estaduais e apontou suas linhas de ação.

"A primeira linha é a manutenção do programa anterior para que não tenha solução de continuidade. A segunda é a manutenção do isolamento social. O ministro defendeu a manutenção do isolamento", disse.

A linha de atuação coincide com a aplicada em São Paulo e criticada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que pede o isolamento parcial, mantendo somente pessoas do grupo de risco em casa. Um dos pontos de divergência que levaram a queda do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi divergir do presidente neste assunto.

Outros pontos de trabalho apresentados por Teich envolvem equipamentos e o estabelecimento de uma rede de testes para detecção da covid-19, afirmou Uip.

"A terceira é a dificuldade da compra de insumos, principalmente de respiradores. Ele falou claramente, com toda franqueza, da dificuldade do ministério da saúde, estados e municípios na compra desses insumos usados em UTI. Falou também a importância do programa de testes, tanto da doença aguda como também a descoberta dos pacientes que já foram infectados e tem sorologia IgG positiva".

Mais uma vez a estratégia do Ministério da Saúde convergiu com a linha adotada pelas autoridades paulistas. Uip ressaltou que a coincidência nas posturas inclui ainda a a preocupação com uma segunda onda de contaminação.

"Entendemos que está extremamente alinhado com aquilo que o governo do estado pensa. E também a preocupação do ministro com novas ondas de infectados. Entendemos adequado e alinhado."