Topo

Esse conteúdo é antigo

15 crianças são internadas em NY com doença que pode ser ligada à covid-19

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 09h15

Quinze crianças foram hospitalizadas em Nova York, com uma síndrome misteriosa, que ainda não foi entendida pelos médicos norte-americanos. Várias delas já haviam sido diagnosticadas com o novo coronavírus, mas os desdobramentos do observado agora ligaram o sinal de alerta nas autoridades locais, em movimento semelhante ao visto na Europa - o Reino Unido registrou mortes há cerca de uma semana em um cenário semelhante.

De acordo com o The New York Times, o departamento de saúde da cidade registrou que crianças e adolescentes de 2 a 15 anos mostraram sinais de síndrome tóxica de choque ou da doença de Kawasaki, mal raro em crianças que envolve inflamação dos vasos sanguíneos, incluindo artérias coronárias.

Não há mortes entre os casos registrados pelas autoridades de NY. Em boletim, a secretaria de saúde da cidade descreve os problemas de saúde como "uma síndrome inflamatória multissistêmica possivelmente associada à covid-19". O governo do estado de Nova York também investiga o problema.

Casos como esse começaram a criar alerta na Europa, em países que tiveram muitos casos da covid-19. "Há algumas raras descrições de crianças em países europeus com esta síndrome inflamatória, que é semelhante à doença de Kawasaki, mas que parece muito rara", disse Maria Van Kerkhove, cientista da Organização Mundial da Saúde.

A maioria destas crianças apresentou diarreia, febre e/ou vômito. Cinco precisaram de auxílio mecânico para respirar e quase todas precisaram de auxílio em relação à pressão sanguínea. Nos testes para o coronavírus, boa parte estava com a covid-19 ou apresentavam anticorpos para ela, indicando que já contraíram a doença.

Até agora se acreditava que as crianças eram muito menos suscetíveis do que seus pais ou avôs às complicações mais fatais provocadas pelo novo coronavírus, mas a doença inflamatória misteriosa observada também no Reino Unido, na Itália e na Espanha pode exigir uma reavaliação.

A Itália registrou ao menos 20 casos com estas características, Reino Unido e Espanha, mais de uma dezena. Bélgica e Suíça também notificaram casos parecidos.

A Síndrome de Kawasaki, cuja causa é desconhecida, está associada a febre, irritações de pele, inchaço das glândulas e, em casos graves, inflamação das artérias do coração.