Topo

Covid-19 dispara, e CE impõe máscara no estado e mais restrições na capital

Pessoas utilizam máscaras de proteção na rua em Fortaleza - Ricardo Oliveira - 8.abr.2020/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Pessoas utilizam máscaras de proteção na rua em Fortaleza Imagem: Ricardo Oliveira - 8.abr.2020/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 12h44Atualizada em 05/05/2020 18h20

O uso de máscaras será obrigatório em todo o estado do Ceará a partir de amanhã. O anúncio, visando brecar a pandemia do novo coronavírus, foi feito hoje pelo governo do estadual, que renovou as medidas de isolamento social até 20 de maio.

A medida é tomada depois de o Ceará ter visto o número de casos subir cerca de 32% em 24 horas, chegando a 11.040 casos. O estado acumula 712 mortes. O Ceará é o terceiro estado em número de casos e mortes no país.

Fortaleza restringe circulação

No anúncio, feito em conjunto com a prefeitura da capital cearense, também foi informada a implementação de um isolamento social mais rígido a partir de sexta-feira (8) em Fortaleza.

Haverá restrição de circulação de pessoas e veículos em vias públicas e espaços públicos na capital, segundo o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). A prefeitura também irá haver controle na entrada e na saída de veículos. Os esclarecimentos sobre a maior rigidez no isolamento na capital estarão no decreto que ainda será publicado no Diário Oficial.

Comércios essenciais, como farmácias e mercados, poderão continuar funcionando. "Aplicaremos novas medidas de cuidado, de prevenção dentro do funcionamento das atividades essenciais", pontuou Cláudio.

Restrições desde março

O estado já convive com medidas de isolamento social desde 20 de março. A última vez em que elas foram prorrogadas foi em 20 de abril. O prazo se encerraria hoje, mas a renovação das restrições, agora com a obrigatoriedade do uso de máscaras, irá até 20 de maio.

Ao explicar as novas medidas, o governador Camilo Santana (PT) pontuou que as taxas de isolamento no estado e na capital estavam em queda. Ele cita que o sistema de saúde do Ceará chegou ao limite apesar das medidas mais brandas de restrição à circulação.

Para Santana, as restrições mais rígidas em Fortaleza são para diminuir a velocidade de propagação da covid-19. "E garantir que nós possamos ampliar o sistema público de saúde para atender as pessoas." O governador pediu compreensão da população "para minimizar os impactos da pandemia e salvar vidas".