Topo

Tomógrafo para suspeitas de covid-19 do hospital de Pirituba está quebrado

Trabalhadores providenciam o conserto do tomógrafo do Hospital municipal de Pirituba - Felipe Pereira
Trabalhadores providenciam o conserto do tomógrafo do Hospital municipal de Pirituba Imagem: Felipe Pereira

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

13/05/2020 04h00

Resumo da notícia

  • O tomógrafo foi instalado em contêiner fora do hospital para evitar contato entre pessoas com suspeita de covid-19 e outros pacientes
  • Equipamento está quebrado "há alguns dias" segundo funcionários da unidade de saúde ouvidos pelo UOL
  • Trabalhadores se preocupam com possibilidade de contaminação da população que frequenta o hospital

O tomógrafo para exames em pacientes com suspeita de covid-19 do Hospital Municipal de Pirituba, em São Paulo, está estragado "há alguns dias", conforme relato de funcionários da unidade de saúde. Na tarde de ontem, seis trabalhadores estavam no contêiner que abriga o aparelho fazendo o conserto.

Para não deixar de atender às pessoas que buscam atendimento durante duas semanas, os casos suspeitos de coronavírus estão sendo encaminhados para o tomógrafo que fica no interior do hospital.

Contudo, os funcionários da unidade de saúde se preocupam porque esse processo faz com que pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus tenham contato com pacientes em tratamento por outras doenças — e que muitas vezes estão com o sistema imunológico debilitado.

O tomógrafo que deveria estar sendo usado em casos suspeitos de covid-19 fora instalado no lado de fora do Hospital Municipal de Pirituba justamente para evitar esse contato. A medida foi a mesma realizada durante a instalação de centrais de triagem em outros hospitais de São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde, informou que adquiriu um novo aparelho. Acrescenta que a reforma elétrica para a nova instalação começou e será concluída em 15 dias.

Tomografia sinaliza alterações no pulmão

A tomografia é importante no diagnóstico da covid-19 porque sinaliza alterações no pulmão e ajuda a definir a magnitude do quadro, explica Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia e médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Ele ressalta que a confirmação é feita com a identificação do vírus por meio de técnicas de RT-PCR.

Tomo - Felipe Pereira - Felipe Pereira
Contêiner que abriga o tomógrafo usado em pessoas com suspeita da covid-19
Imagem: Felipe Pereira

Diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo, Gerson Salvador, acrescenta que a tomografia ajuda no diagnóstico porque permite reconhecer um padrão característico de pneumonia viral e, assim, diferenciar o quadro de outras doenças com sintomas de falta de ar como a insuficiência cardíaca.

Ele afirma que o resultado de uma tomografia sem alterações também é importante porque ajuda a descartar a suspeita da covid-19. "Ter tomógrafo quebrado na emergência é grave em qualquer situação", opina.

Em vez de abrigar profissionais de branco, o contêiner abrigava ontem seis homens com ferramentas que tentavam consertá-lo. O barulho de serra e o cheiro levantado pela fumaça das soldas invadia o estacionamento do hospital. E assim será durante 15 dias de pandemia.