Topo

Esse conteúdo é antigo

Esconder dados atrapalha tomada de decisões corretas pelo SUS, diz CONASS

28/05/2020 - Movimentação no Hospital de Campanha contra o novo coronavírus, em Manaus (AM) - Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
28/05/2020 - Movimentação no Hospital de Campanha contra o novo coronavírus, em Manaus (AM) Imagem: Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/06/2020 20h26

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Alberto Beltrame, afirmou hoje que esconder os dados totais referentes ao coronavírus atrapalha o SUS e dificulta tomada de decisões corretas em relação à pandemia.

"Uma metodologia que não apresenta dados totais não consegue atender às necessidades do sistema de saúde", disse, à Globo News. "É importante que saibamos o número acumulado para ter noção em que ponto da pandemia estamos em cada região do país. Nos permite também avaliar a curva de tendência".

Ele afirmou que, além do SUS, os dados também são material de trabalho e estudo para pesquisadores e gestores e, por isso, devem ser de conhecimento geral.

Beltrame acrescentou que "quanto mais informações tiver, mais ações corretas tomaremos."

Subnotificação

O presidente do CONASS alegou que, embora o termo subnotificação seja muito discutido, ele acaba sendo usado de forma errada.

"A gente precisa entender o que é subnotificação e o que é dado confirmado", alerta. "Quando eu falo em subnotificação, estou falando em casos que estão confirmado e eu deixei de notificar à autoridade sanitária. Não é isso que está acontecendo no Brasil".

Beltrame explica que o que se chama de subnotificação é, na verdade, um problema da falta de testagem.

"A capacidade de testagem deixa de mostrar um número maior de casos. Muitos casos leves e moderados, mesmo assintomáticos, não procuram postos de saúde e não são contabilizados", conclui.