Topo

Esse conteúdo é antigo

Clínica geriátrica cria 'túnel do abraço' para garantir segurança de idosos

Túnel do Abraço em clínica geriátrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul - Reprodução / Facebook
Túnel do Abraço em clínica geriátrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul Imagem: Reprodução / Facebook

Do UOL, em São Paulo

19/06/2020 10h04

Uma clínica geriátrica localizada em Gravataí, no Rio Grande do Sul, criou uma maneira de impedir o afastamento de idosos e seus familiares em tempos de pandemia de coronavírus.

Trata-se do "túnel do abraço", ideia que surgiu logo após o último Dia das Mães, em que responsáveis do Residencial Geriátrico Três Figueiras notaram que alguns dos 28 moradores se sentiram tristes pelo distanciamento com a família.

O espaço, localizado na área externa da clínica, é preenchido por uma estrutura com divisória de plástico, com quatro buracos para que os envolvidos coloquem os braços - estes espaços também são revestidos para que o vírus não seja disseminado. O túnel é higienizado a cada meia hora.

Além disto, a clínica exige que os familiares dos hóspedes lavem as mãos e passem álcool gel antes de entrar. O local também mede a temperatura dos visitantes.

Um dos idosos que está na casa falou ao site da CNN internacional sobre a satisfação pela iniciativa. "Minhas duas filhas vieram me visitar e fiquei muito feliz em vê-las. Se não tivéssemos isso, teríamos medo de abraçar devido ao coronavírus", disse Eraldo, aposentado que tem 81 anos.

O local publicou um vídeo em seu Facebook onde a administradora Rubia Santos explica como o processo é realizado. Assista: