Pazuello promete 'transparência' com portaria que considera testes clínicos
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje, em coletiva de imprensa em Santa Catarina, que a portaria publicada ontem pela pasta trará "maior transparência" ao considerar casos e óbitos por coronavírus a partir de clínicos (e não só testes específicos para o diagnóstico da covid-19).
"Todo esse movimento visa a chegarmos em dados mais corretos e maior transparência. Até então, os diagnósticos eram contabilizados apenas a partir de testes [rápidos ou PCR], hoje trabalhamos também com notificação em cima de diagnóstico clínico. Isso vai nos dar visão uma visão mais efetiva da contaminação", afirmou.
A portaria também passa a considerar notificações do setor privado e, segundo o ministro interino, "vai dar mais precisão aos gráficos de contaminação e permitir que as políticas sejam mais efetivas".
A portaria 1.792 altera outra, que havia sido publicada em março deste ano, e define que rede pública e rede privada reportem ao Ministério da Saúde tofos os resultados de testes de coronavírus, sejam positivos, negativos ou inconclusivos, "qualquer que seja a metodologia utilizada" — incluindo, portanto, os exames clínicos.
Ainda segundo a portaria, a notificação deverá ser feita no prazo de 24 horas, contado a partir do resultado do teste, "mediante registro e transmissão de informações na Rede Nacional de Dados em Saúde".
O Ministério da Saúde anunciou hoje, primeiro dia do novo sistema de contagem, que recebeu, nas últimas 24 horas, 67.860 novos diagnósticos confirmados de covid-19. É um novo recorde diário de notificações, superando a marca de 54.771 pacientes registrados no último dia 19 de junho.
Com isso, o total de infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia está em 2.227.514.
Foram contabilizadas, no mesmo período, mais 1.284 mortes causadas pela covid-19. De acordo com o governo federal, agora o total de mortos pela infecção provocada pelo novo coronavírus chegou a 82.771.
A pasta disse também que contabilizou 1.532.138 pacientes recuperados da doença. Outros 612.605 estão em acompanhamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.