Contrair covid-19 dentro de casa é mais fácil do que fora, diz estudo
A contaminação por covid-19 é mais provável entre moradores de uma mesma casa do que em contato com pessoas fora dela, de acordo com estudo publicado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), dos Estados Unidos. As informações são da Reuters.
A pesquisa analisou 5.706 pacientes que haviam sido diagnosticados com a covid-19 e mais de 59 mil pessoas que entraram em contato com eles. As descobertas mostraram que apenas duas em cada 100 pessoas infectadas haviam contraído o vírus em contatos fora de casa, enquanto uma em cada dez pessoas ficaram doentes com suas próprias famílias.
Por faixa etária, a taxa de infecção no domicílio foi maior em dois cenários: quando os primeiros casos confirmados ocorreram em adolescentes e em pessoas na faixa dos 60 e 70 anos.
"Isso provavelmente ocorre porque essas faixas etárias têm maior probabilidade de estar em contato próximo com os membros da família, pois o grupo precisa de mais proteção ou apoio", afirmou Jeong Eun-kyeong, diretor do CDC da Coreia do Sul (KCDC) e um dos autores do estudo.
As crianças com nove anos de idade ou menos têm menor probabilidade de ser o portador original do vírus, disse Choe Young-june, professor assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Hallym (Coreia do Sul) que coliderou o trabalho. No entanto, ele observa que o tamanho da amostra de 29 crianças era pequeno em comparação com os 1.695 jovens de 20 a 29 anos estudados.
As crianças com covid-19 também apresentaram maior probabilidade de serem assintomáticas do que os adultos, o que dificultou a identificação de casos originais nesse grupo.
"A diferença de faixa etária não tem grande significado quando se trata de contrair a covid-19. As crianças podem ter menos chances de transmitir o vírus, mas nossos dados não são suficientes para confirmar essa hipótese", afirmou Choe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.