Topo

Esse conteúdo é antigo

SP tem queda de 16% nas mortes e nenhuma região na fase vermelha

Regiões que antes estavam na fase vermelha do Plano São Paulo avançaram para a laranja - Mineto/Futura Press/Estadão Conteúdo
Regiões que antes estavam na fase vermelha do Plano São Paulo avançaram para a laranja Imagem: Mineto/Futura Press/Estadão Conteúdo

Felipe Pereira e Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo*

21/08/2020 12h35Atualizada em 21/08/2020 16h42

O estado de São Paulo não tem mais nenhuma região na fase vermelha do plano de reabertura gradual da economia — é a primeira vez que todas as regiões estão pelo menos na fase laranja. Com esta mudança, o estado tem 88% da população na fase amarela, a terceira de cinco no cronograma de progressão. Também foi registrada queda de 16% no número de mortes.

"Pela primeira nenhuma região do estado de São Paulo fica no vermelho, o que mostra claramente que a epidemia começa a deixar o estado de São Paulo", declarou o vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM).

Estão na fase amarela as regiões da Grande São Paulo, Taubaté, Campinas, Sorocaba, Bauru, Piracicaba, Araraquara, Ribeirão Preto, Barretos e Araçatuba. Na fase laranja, estão as regiões de Marília, Registro, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Franca e São João da Boa Vista. Nenhuma região se encontra nas fases verde ou azul.

As regiões de Franca e Registro, que antes estavam com restrições máxima e só permitiam o funcionamento de serviços essenciais, agora podem reabrir alguns setores da economia: shoppings, comércio de rua, escritórios e concessionárias de veículos.

As mudanças foram anunciadas hoje em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. Mas antes de os estabelecimentos reabrirem as portas, é preciso que as prefeituras aprovem protocolos sanitários.

Há uma lista mínima de exigências do governo de São Paulo que incluem uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel, medição da temperatura de clientes na entrada de lojas e outros. Os municípios podem optar por regras mais restritivas.

SP: 5.132 novos casos e 250 mortes em 24 horas

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, informou que o estado registrou até o momento 735.960 casos confirmados da covid-19 e 28.155 mortes pela doença.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 5.132 novos casos, alta de 0,7% em 24h, e 250 mortes, aumento de 0,9%.

Segundo Gorinchteyn, o índice de ocupação dos leitos de UTI é de 56,8% no estado de São Paulo, e de 54,8% na região metropolitana da capital.

Redução de mortes, internações e casos

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, declarou que os parâmetros de monitoramento estão melhorando. Ela falou que foi registrada uma queda de 3% nas internações nos últimos sete dias na comparação com os sete dias anteriores.

Em relação aos casos, a queda ficou em 26%. Patricia Ellen ainda mencionou uma redução substancial de óbitos, que caíram 16% no mesmo período. O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, complementou dizendo que a redução foi de 24% na capital e 12% no interior.

Para o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, isso indica o início de uma redução da pandemia no estado. Mas ele ressaltou que, apesar das boas notícias, é preciso manter os cuidados sanitários.

* Com informações da Agência Estado