Topo

Esse conteúdo é antigo

Grande honra, diz enfermeira filipina que aplicou 1ª vacina no Reino Unido

Parsons trabalha no mesmo hospital há 17 anos - NHS England and NHS Improvement
Parsons trabalha no mesmo hospital há 17 anos Imagem: NHS England and NHS Improvement

Colaboração para o UOL

08/12/2020 08h02Atualizada em 08/12/2020 12h23

A filipina May Parsons se tornou a primeira enfermeira a aplicar uma vacina contra covid-19 no Reino Unido, fora da fase de testes. A campanha de imunização começou hoje.

"É uma grande honra ser a primeira pessoa no país a aplicar uma injeção de COVID-19 em um paciente. Estou feliz por poder participar deste dia histórico", comemorou Parsons, que trabalha no Hospital Universitário de Coventry há 17 anos.

Parsons aplicou a vacina em uma mulher de 90 anos, Margaret Keenan. Ela recebeu a dose da vacina às 6h31 (3h31 de Brasília).

O embaixador das Filipinas no Reino Unido, Daniel Pruce, comentou sobre o feito de Parsons.

"Um momento fantástico! É ótimo ver que a vacina foi administrada pela enfermeira May Parsons das Filipinas - um dos muitos milhares de profissionais de saúde filipinos que dão uma enorme contribuição para o NHS", afirmou Pruce no Twitter, em referência ao sistema nacional de saúde britânico.

Primeira paciente

Perto de completar mais um aniversário, Margaret Keenan, a primeira pessoa a ser vacinada no Reino Unido fora da fase de testes, disse que o imunizante foi o "melhor presente de aniversário antecipado".

"Isto significa que finalmente posso pensar em passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de ficar sozinha por grande parte do ano", comemorou Margaret.