Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Rio, Santa Catarina, Goiás e mais 12 estados iniciam vacinação

Do UOL, em São Paulo

18/01/2021 18h19Atualizada em 19/01/2021 07h33

Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Espírito Santo, Tocantins, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso, Paraná, Amazonas e Rio Grande do Sul iniciaram hoje a vacinação contra a covid-19 — São Paulo começou a imunização no domingo, 17.

No Rio de Janeiro, um evento simbólico em frente ao Cristo Redentor deu início a vacinação do grupo prioritário, composto por profissionais da saúde e idosos. As primeiras doses da CoronaVac chegaram no Rio após quatro horas de atraso.

Na capital fluminense, a primeira a ser imunizada no estado foi Dulcineia da Silva Lopes, de 59 anos. Ela é técnica de enfermagem do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. Terezinha da Conceição, 80 anos, foi a segunda pessoa a ser vacinada no estado

Em Santa Catarina, foram recebidas pouco mais de 144 mil doses da vacina. As primeiras doses da CoronaVac já foram administradas e na terça começa a logística de distribuição para os estados.

Os primeiros vacinados no estado foram imunizados no Complexo Hospitalar de São José, na Grande Florianópolis.

Em Goiás, onde foram entregues mais de 87 mil doses da CoronaVac, o governador e médico Ronaldo Caiado (Democratas) aplicou a primeira vacina na idosa Maria Conceição da Silva, de 73 anos. Ela tem seis filhos e trabalhou como doméstica e gari. Hoje, dona Maria mora no Abrigo Professor Nicéphoro Pereira da Silva, em Anápolis.

O Piauí recebeu na segunda 61.160 doses do imunizante. O governador do estado, Wellington Dias (PT), divulgou os seis primeiros vacinados no estado. Segundo Dias, eles são o médico obstetra Joaquim Vaz, a enfermeira Sheyla Barbosa, a técnica de enfermagem Marta Regina Madeira, a técnica de enfermagem Modestina Bezerra da Silva, a enfermeira da linha de frente Ana Maria Brito dos Santos e a médica Amariles Borba.

A vacinação também começou no Mato Grosso do Sul. Quatro pessoas foram imunizadas em um ato simbólico de lançamento da campanha de vacinação no Hospital Regional de MS. A primeira vacinada foi Domingas da Silva, uma mulher indígena da etnia terena. Também receberam a CoronaVac dois profissionais da saúde e uma idosa que mora em uma instituição de longa permanência. O estado recebeu 158 mil doses.

Por volta das 20h, o Maranhão iniciou a vacinação no estado. Os primeiros a receber o imunizante foram a técnica de enfermagem Egle Maia Sousa, a indígena da Aldeia Arariboia, Fabiana Guajajara, a médica infectologista Conceição de Azevedo, o fisioterapeuta Henrique Novaes Sobrinho e a enfermeira Sônia de Matos. A cerimônia aconteceu no Palácio dos Leões.

Às 21h26, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, postou no Twitter o início da imunização no estado, pelo pelo grupo prioritário de profissionais da saúde. "A primeira capixaba a ser vacinada é a técnica de enfermagem Iolanda de 55 anos. Vacinar também é um gesto de amor ao próximo!", escreveu.

Em Tocantins, o governador Mauro Carlesse destacou, após o início da vacinação, que as 44 mil doses iniciais "farão uma diferença muito grande" no estado e pediu para as pessoas utilizarem máscara e respeitarem o distanciamento social.

O Governador @maurocarlesse comemorou o início da vacinação e pediu para que a população continue tomando os cuidados necessários para a prevenção da doença. pic.twitter.com/AHntKo6FEV

Em Minas Gerais, Maria Bonsucesso Pereira, de 57 anos, foi a primeira a receber a vacina, no terminal do aeroporto de Confins. O estado recebeu 577 mil doses e a expectativa do governo mineiro é de que elas sejam distribuídas para as Superintendências Regionais de Saúde em até 24 horas.

O Ceará foi mais um estado que deu o pontapé inicial na vacinação ainda na segunda. Dez profissionais de saúde foram vacinados no estado. Segundo o governador Camilo Santana (PT), as doses do imunizante já estão sendo enviadas para municípios do interior do estado.

Pernambuco recebeu 270 mil doses da CoronaVac e iniciou a campanha de vacinação durante a noite de ontem. A primeira pessoa a ser vacinada foi a técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos.

Por volta das 22h desta segunda, o Mato Grosso fez suas primeiras imunizações, assim como o Paraná e o Amazonas.

Mais estados e DF recebem as primeiras doses

De manhã, o Ministério da Saúde passou a distribuir das primeiras remessas da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O processo foi iniciado a partir do Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Em Sergipe, na Paraíba, na Bahia, no Pará, no Distrito Federal e em Alagoas as primeiras doses da CoronaVac já chegaram.

Na maioria dos estados a distribuição comandada pelo Ministério da Saúde enfrenta atrasos. Foi este atraso que provocou o adiamento do início da vacinação no Distrito Federal para esta terça. Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba também já informaram que darão início à vacinação.

Chegada de doses durante a madrugada

No Rio Grande do Norte, no Amapá e Roraima as doses chegaram em voos durante a madrugada desta terça. A governadora potiguar Fátima Bezerra, o governador do Amapá, Waldez Góes, e o governador de Roraima Antonio Denarium comemoraram no Twitter: