Topo

Esse conteúdo é antigo

Curitiba investiga variante da covid-19 em grupo que chegou de Manaus

Mutação da covid-19 é um processo natural e não representa necessariamente que o vírus gera casos mais graves da doença - Francis Mascarenhas/Reuters
Mutação da covid-19 é um processo natural e não representa necessariamente que o vírus gera casos mais graves da doença Imagem: Francis Mascarenhas/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/01/2021 13h20Atualizada em 22/01/2021 13h43

Uma nova variante do coronavírus está sendo investigada pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Coletas respiratórias de casos positivos de pessoas de Manaus, capital do Amazonas, que estão em Curitiba foram enviadas para o Laboratório Nacional da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). As informações foram divulgadas ontem pela Prefeitura.

Nove moradores de Manaus que testaram positivo para covid-19 e estão em Curitiba estariam infectados com variantes do coronavírus. Quatro deles estão em isolamento domiciliar e seguem monitorados pela Secretaria de Saúde, enquanto outros três estão hospitalizados.

Os casos mais graves são de um casal que testou positivo em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Curitiba e não está atendendo ao monitoramento da Prefeitura.

No dia 17 de janeiro, o casal procurou uma UPA da cidade e informou ter testado positivo para a covid-19, em Manaus. A unidade de saúde coletou amostras dos dois e confirmou o caso positivo.

Depois disso, o casal sumiu e não atenderam mais os contatos. A secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak pediu que as pessoas se apresentem ao município para serem monitorados.

Colapso da saúde em Manaus

Sem oxigênio e utilizando escavadeiras para abrir covas suficientes para conseguir comportar as vítimas da covid-19, Manaus atravessa o colapso no sistema de saúde devido à pandemia.

Mesmo com a capital convivendo com o drama de mortes por asfixia, familiares de empresários que não estão no grupo de risco postaram fotos sendo vacinados nas redes sociais. Para frear as irregularidades, as imunizações em Manaus foram suspensas ao longo da quinta-feira (21).