Topo

Esse conteúdo é antigo

MPF e MPAP pedem afastamento do secretário de saúde que furou fila no Amapá

Secretário de saúde de Serra do Navio, Randolph Scooth, foi vacinado contra a covid-19  - Prefeitura de Serra do Navio/Divulgação
Secretário de saúde de Serra do Navio, Randolph Scooth, foi vacinado contra a covid-19 Imagem: Prefeitura de Serra do Navio/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/01/2021 12h23Atualizada em 29/01/2021 12h23

O secretário de Saúde de Serra do Navio, no Amapá, e a esposa Regiane Gurgel, que atua como assistente social no município, vão responder por improbidade após suspeitas de terem furado a fila prioritária de vacinação contra a covid-19.

A ação foi ajuizada ontem pelo MPF (Ministério Público Federal) e pelo MP/AP (Ministério Público do Estado) e pede o afastamento dos cargos que ambos ocupam, além de uma multa de R$ 10 mil.

Os órgãos defendem que o afastamento é necessário para resguardar o interesse público e a probidade administrativa. Os Ministérios argumentam que Randolph Silva se utilizou da posição de secretário de Saúde para determinar a aplicação de doses escassas da vacina na região, em benefício próprio e da companheira.

O município Serra do Navio recebeu apenas 89 unidades da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a farmacêutica Sinovac. Para os MPs, o secretário e assistente sociais se colocaram à frente de todos de forma injustificável e desrespeitaram os planos nacional e estadual de imunização.

Os órgãos também pedem que a imagem de Randolph Silva e Regiane Gurgel sejam desvinculados das campanhas de vacinação municipal. Além disso, também pedem que haja uma retratação pública, admitindo a ilicitude dos atos e enfatizando a importância da população respeitar a ordem oficial estabelecida para imunizar contra a covid-19.

Ao final de cada etapa de vacinação, os MPs exigem que o município passe a identificar todas as pessoas que receberam as doses.

Postagens contra a imunização pela CoronaVac nas redes

Ao final de cada etapa de vacinação, os MPs exigem que o município passe a identificar todas as pessoas que receberam as doses.

Em uma publicação feita em 22 de outubro de 2020, Randolph Pinheiro da Silva questionou a eficácia da vacina CoronaVac, com declarações xenofóbicas contra a China.

"Vacina da China deixa eles tomarem... Esse povo não mandou nada que preste para o mundo.", escreveu em uma rede social.

No dia 1º de janeiro, o secretário municipal de Saúde voltou a se posicionar nas redes contra a CoronaVac. "Eu não acredito nesta vacina... ainda mais vindo de onde vem... dos propagadores do vírus... Esse é o protocolo de Serra do Navio."