Topo

Esse conteúdo é antigo

AM tem mais de 100 mortes diárias confirmadas pelo quarto dia seguido

Médicos atendendo paciente com covid-19 em Manaus. Capital do estado concentra casos, mas doença tem momento de interiorização no Amazonas - BRUNO KELLY/REUTERS
Médicos atendendo paciente com covid-19 em Manaus. Capital do estado concentra casos, mas doença tem momento de interiorização no Amazonas Imagem: BRUNO KELLY/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

30/01/2021 12h52

O Amazonas segue em situação crítica quanto à pandemia de covid-19 e isso tem sido confirmado pelos números dos últimos dias. Mesmo com medidas para tentar contornar o colapso no sistema de saúde das últimas semanas, pessoas contaminadas pelo novo coronavírus continuam morrendo em ritmo acelerado.

Nos últimos quatro dias, o estado registrou mais de 100 mortes diárias pela covid-19. Se somados os óbitos registrados desde segunda-feira (25) até ontem, já são 647 mortes confirmadas. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

No último boletim diário da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), que discrimina as mortes confirmadas entre óbitos registrados nas últimas 24 horas e aqueles computados após investigação, o estado amazonense teve 87 mortes mais recentes e outras 33 confirmadas de outros dias, totalizando 120.

Nos boletins de quinta-feira (28) e quarta (27), as mortes totais foram de 113 e 136, respectivamente, sendo que na quinta 96 óbitos foram apenas nas últimas 24 horas.

A terça-feira (26) foi o dia que teve o maior número total, com 192 mortes confirmadas, sendo 141 dessas após investigação. Se somadas aos números dos últimos três dias, são 561 pessoas que perderam a vida por conta do novo coronavírus no estado no período.

Com a maioria dos casos e mortes concentrados em Manaus, mas também vivendo um momento de forte interiorização da doença, o Amazonas já registrou desde o início da pandemia 7.793 mortes pela covid-19 e 261.574 casos confirmados. No último boletim diário, foram registrados 2.116 novos diagnósticos.

Enquanto 612 pessoas com covid-19 aguardam na fila à espera de um leito na rede hospitalar, Manaus registra ocupação de 91,15% dos leitos de UTI para a doença. A capital é a única cidade do Amazonas com leitos de terapia intensiva.