Topo

Esse conteúdo é antigo

Insumos da vacina de Oxford chegam ao Brasil no sábado (6), diz Saúde

Insumos para a produção da vacina de Oxford chegam ao Brasil no sábado, segundo o Ministério da Saúde  - Governo do Rio Grande do Sul/Divulgação
Insumos para a produção da vacina de Oxford chegam ao Brasil no sábado, segundo o Ministério da Saúde Imagem: Governo do Rio Grande do Sul/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/02/2021 16h42Atualizada em 05/02/2021 14h02

O Ministério da Saúde informou que o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a vacina Covishield, da Universidade de Oxford e do laboratório AstraZeneca, chegam da China ao Brasil no próximo sábado (6), para a produção do imunizante na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O avião sairá de Xangai às 20h35 (horário de Brasília) de hoje (4) e tem previsão de pouso no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 17h50 de sábado.

Segundo a Fiocruz, o lote contém cerca de 90 litros de IFA, armazenados a -55ºC, suficientes para a produção de 2,8 milhões de doses da vacina. A Fiocruz espera receber três lotes de insumos em fevereiro, que possibilitarão a produção de 15 milhões de doses. A primeira entrega, com 1 milhão de doses, deverá ocorrer na semana de 15 a 19 de março.

Ainda que sejam necessários ajustes no início do cronograma de produção inicialmente acertado com o Ministério da Saúde, a Fiocruz vai escalonar sua produção ao longo dos primeiros meses para manter a meta de 100,4 milhões de doses até julho deste ano.

A Fundação afirmou que, a partir do segundo semestre com a transferência de tecnologia, o IFA começará a ser produzido no Brasil, o que deve garantir a autonomia do desenvolvimento das doses do imunizante da Oxford na própria Fiocruz, acelerando o processo de produção da vacina aqui.

"Essa submissão é diferente da autorização para uso emergencial que obtivemos recentemente. O uso emergencial foi concedido especificamente para os 2 milhões de doses que foram adquiridos e importados do Instituto Serum, na Índia, em caráter emergencial e temporário. Agora, com a entrega desse último pacote de informações, visamos a autorização definitiva para a produção e fornecimento da vacina", explicou a vice-diretora de Qualidade de do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Rosane Cuber.

2 milhões de doses entregues

No dia 22 de janeiro, chegaram 2 milhões de doses do imunizante importados do Instituto Serum, da Índia, para o Brasil. Essas doses obtiveram autorização para uso emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 17 de janeiro.

Já em 29 de janeiro, o pedido de registro definitivo da Covishield. Isso equivale a autorização para que o imunizante seja utilizado de forma permanente e em toda a população brasileira. O uso emergencial dos 2 milhões de doses importados da Índia permite apenas a aplicação em grupos específicos de pessoas, como profissionais de saúde e idosos.

"Este é mais um passo fundamental no enfrentamento à pandemia e dará à população brasileira um amplo acesso à vacina, que será distribuída pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde", disse a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, em entrevista ao site da fundação.

Ontem, chegaram 5,4 mil litros de IFA do laboratório Sinovac para o Instituto Butantan para a produção de cerca de 8,6 milhões de doses da vacina CoronaVac.