Topo

Esse conteúdo é antigo

Fila de espera por leito de covid no Amazonas apresenta redução de 40,6%

Mesmo com o avanço no número de leitos, a estabilização de acesso aos insumos básicos, como oxigênio, segue como um dos principais desafios para o estado - Secom/AM
Mesmo com o avanço no número de leitos, a estabilização de acesso aos insumos básicos, como oxigênio, segue como um dos principais desafios para o estado Imagem: Secom/AM

Do UOL, em São Paulo

09/02/2021 09h59Atualizada em 09/02/2021 10h17

Nos últimos doze dias, o número de pessoas que aguardam remoção de um leito de menor complexidade para um de maior complexidade reduziu em 40,6% no Amazonas, segundo dados divulgados pelo governo estadual. Até a tarde de ontem, o Sistema de Regulação do Estado registrou 391 chamados em espera, dos quais 336 eram de pacientes com covid-19. Duas semanas atrás, o cenário apontava para um total de 659 pessoas aguardando uma remoção.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) relaciona a redução com o plano de abertura de novos leitos exclusivos para pacientes do novo coronavírus. O Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19 aumentou a capacidade da rede estadual de 457 leitos para 1.400. A ampliação foi necessária devido ao colapso das unidades de saúde diante do aumento acelerado de casos do novo coronavírus.

Ontem, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou a abertura de 23 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Platão Araújo, localizado na zona leste da capital. Cinco salas vermelhas, voltadas para a assistência temporária e estabilização de pacientes graves até que seja possível realizar a transferência para outros pontos da rede de saúde também estão em processo de abertura. O anúncio foi feito em um pronunciamento compartilhado nas redes sociais do governador.

A capacidade de atendimento do Hospital Nilton Lins, na zona centro-sul de Manaus, também foi ampliada com uma unidade de campanha. Mais 103 leitos, sendo 81 clínicos e 22 de UTI passaram a operar no local.

Mesmo com o avanço no número de leitos, a estabilização de acesso aos insumos básicos, como oxigênio, segue como um dos principais desafios para o estado. De um total de 69 miniusinas de produção de oxigênio que devem entrar em funcionamento no estado, apenas 22 estão em operação.

Imunização e recuperações

Dados parciais do Programa Nacional de imunização da FVS-AM apontam que 127.644 doses da vacina contra a covid-19 foram aplicadas em todo o estado do Amazonas até ontem. O estado Amazonas recebeu 555.620 doses do imunizante, sendo 518.149 doses entregues e 36.895 doses a serem entregues.

Alguns pacientes da covid-19 que precisaram ser deslocados para outros estados já estão recuperados e voltando para o estado. Na madrugada de hoje, mais quatro pessoas chegaram a Manaus após terem acompanhamento médico nas cidades de Teresina, no Piauí, e Vitória no Espírito Santo.

Até a tarde de ontem, 529 pessoas já haviam sido transferidas. Com a chegada desses quatro pacientes, chegam a 173 recuperados que já retornaram a Manaus.