Topo

Esse conteúdo é antigo

Hélder Barbalho diz que Ministério reconheceu erro na entrega de vacinas

Helder Barbalho disse que assessor especial do Ministério da Saúde reconheceu o erro - Alan Santos/PR
Helder Barbalho disse que assessor especial do Ministério da Saúde reconheceu o erro Imagem: Alan Santos/PR

Colaboração para o UOL

12/02/2021 15h23

De acordo com o governador do Pará, Hélder Barbalho (DEM), o Ministério da Saúde reconheceu um erro na distribuição de vacinas contra covid-19. O estado teria recebido menos vacinas do que o correto. Hélder disse que o erro foi descoberto após uma avaliação do governo.

"Lamentavelmente identificamos um critério com distorção entre estados, o que colocou o Pará como o estado que menos recebeu vacina por habitante na região, apesar de termos divisa com Amazonas e termos aqui a nova variante do coronavírus. Não podemos concordar com esse procedimento", disse Hélder, em entrevista à Globonews.

O governador ressaltou que não pretende receber mais vacinas do que outros estados, mas apenas aquilo que é adequado ao estado do Pará. Ele contou que conversou com Airton Soligo, conhecido como Cascavel, que é assessor especial do Ministério da Saúde. Ele teria reconhecido o erro.

"Me disse o assessor Cascavel que o Ministro da Saúde, Pazuello, vai se manifestar ainda hoje assegurando que governo do estado do Pará possa ser contemplado já no próximo lote de vacinas para compensar essa distorção. Para que com isso possamos ampliar a oferta de vacinas e proteger a população, com atenção para o Baixo Amazonas, região oeste do Pará".

Hélder destacou que esta região desperta mais preocupação e por isso vai completar pelo menos 20 dias em lockdown. Mas segundo o governador, a situação é preocupante em todo estado, pois a ocupação de leitos de UTI está em 85%. E a nova variante do coronavírus, identificada inicialmente no Amazonas, já chegou inclusive na capital Belém.

"Suspendemos Carnaval, feriado, festas e bares. Restringimos restaurantes e praias. Embarcações estão suspensas. E hoje temos 85% dos leitos de UTI ocupados e 48% dos leitos clínicos ocupados. Estamos abrindo um novo hospital de campanha em Santarém e garantindo atendimento. Mas sabemos que a única solução definitiva é proteger população com imunização", concluiu o governador do Pará.

O que diz o Ministério da Saúde

Em nota enviada ao UOL, o Ministério da Saúde afirmou que "não houve erro no total de envio de doses ao estado do Pará". A pasta explicou que a diferença de doses detectada pelo governador Hélder Barbalho aconteceu porque algumas ficaram retidas para análise.

"Quando o estado consultou o Sistema de Informação Insumos Estratégicos (SIES), plataforma em que os estados acompanham a liberação e envio de doses, havia alguns lotes de vacinas bloqueados para análise pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade (INCQS). Essa análise faz parte da rotina quando se recebe novos lotes de imunizantes, mas posteriormente os lotes foram liberados e enviados, totalizando as 64.400 doses", diz o comunicado.

O Ministério da Saúde ainda informou que o Pará "recebeu 315.840 doses, o suficiente para a vacinação de 173.734 pessoas - ou, ainda, 80% da população total dos grupos prioritários do estado".