Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Araraquara cita perigo de nova cepa e pede pressa na vacinação

Edinho Silva (PT) diz que, no momento, só isolamento social pode controlar contaminação na cidade  - Reprodução/Facebook
Edinho Silva (PT) diz que, no momento, só isolamento social pode controlar contaminação na cidade Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

19/02/2021 08h17

O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), mostrou preocupação com a disseminação da nova cepa do novo coronavírus e pediu urgência em um um maior alcance na vacinação contra covid-19 na cidade do interior paulista.

Em entrevista à TV Globo, Edinho disse que conversa com o governo de São Paulo e com o Instituto Butantan sobre um possível reforço da imunização na região, mas é preciso também a participação do Ministério da Saúde no processo.

"Não depende só do Butantan e do governo estadual, mas também da anuência do Ministério da Saúde. Nós temos pedidos para que se acelere o processo de vacinação por causa desta nova cepa, mais agressiva e que faz pressão no sistema de saúde, que está tecnicamente em colapso", disse.

Estudos em andamento buscam avaliar o impacto na região da nova variante identificada primeiramente em Manaus, considerada mais transmissível. A presença desta cepa na cidade foi confirmada em exames de sequenciamento genético do vírus.

"Tenho participado de conversas para avaliar o impacto da cepa de Manaus em Araraquara, como ela empiricamente tem contaminado as pessoas, com uma evolução mais rápida da doença", disse.

Edinho Silva ainda faz um alerta para que o isolamento social seja respeitado na cidade. Segundo ele, todos os 155 leitos de enfermaria e 65 leitos de UTI de Araraquara estão ocupados, sendo que seis pacientes aguardam vagas.

"Temos que diminuir a contaminação, porque se não diminuirmos poderemos viver nos próximos dias cenas lamentáveis como vimos em Manaus, infelizmente", disse.