Falta de doses suspende vacinação contra covid em 4 capitais do Nordeste
Pelo menos quatro capitais do Nordeste anunciaram que a vacinação contra a covid-19 está suspensa por falta de doses. Segundo levantamento feito pelo UOL, a imunização foi paralisada em Aracaju, João Pessoa, Maceió e Natal.
Em Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís e Teresina, as prefeituras informaram que a vacinação segue normalmente.
A secretaria de Saúde de Aracaju informou que o município utilizou 98% das doses recebidas e aguarda o recebimento de mais doses para dar continuidade ao Plano Municipal de Vacinação. Ainda segundo a secretaria, somente idosos acamados e profissionais de saúde foram vacinados hoje, mas ambos para segunda dose.
Em Maceió, a prefeitura afirmou que a vacinação está "pausada" desde ontem, mas não informou o motivo. Disse que iria divulgar ontem como seria a retomada da imunização a partir de hoje, o que não aconteceu. Procurado pela reportagem, o órgão municipal disse que ainda não há um posicionamento oficial sobre a retomada da campanha.
A secretaria de Saúde de João Pessoa comunicou que as vacinas disponibilizadas já foram utilizadas, e um novo calendário com a retomada dos postos será anunciado nesta semana. Segundo a prefeitura, há previsão de entrega de mais doses para a Paraíba amanhã.
Em Natal, a secretária de Saúde emitiu um comunicado no qual diz que hoje foram distribuídas 260 doses da vacina para cada Distrito Sanitário e que, após a aplicação desta remessa, a imunização será encerrada. A prefeitura reiterou que o programa de imunização será retomado assim que a cidade receber novas doses da vacina.
Ministério promete entregar mais doses nesta semana
Na tarde de hoje, o Ministério da Saúde prometeu entregar nesta semana mais 4.558.420 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Segundo a pasta, o novo lote é destinado para vacinar idosos entre 75 e 79 anos e trabalhadores da área da saúde.
A previsão do governo federal é de que as entregas sejam feitas entre hoje e amanhã, de forma proporcional e igualitária a todos os estados e o Distrito Federal. O ministério informou ainda que a nova remessa corresponde à entrega de duas doses, sendo necessário que estados e municípios façam a reserva da segunda dose para garantir que o cronograma desta etapa seja completado no período recomendado pelo laboratório, de duas a quatro semanas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.