Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ: Se as pessoas não seguirem, restrições aumentarão, diz secretário

Daniel Soranz alertou para o descumprimento das determinações sanitárias no município - Divulgação/Prefeitura do Rio
Daniel Soranz alertou para o descumprimento das determinações sanitárias no município Imagem: Divulgação/Prefeitura do Rio

Colaboração para o UOL, no Rio

17/03/2021 14h02Atualizada em 17/03/2021 14h22

O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, disse hoje que a prefeitura pode adotar mais medidas restritivas na capital fluminense por causa da pandemia do coronavírus. O médico sanitarista lamentou que alguns setores da sociedade estão descumprindo as determinações que estão em vigor desde o último dia 5 e valem até a próxima segunda-feira (22).

"A gente volta aqui para reforçar o pedido para que as pessoas cumpram as regras colocadas, principalmente os setores da sociedade que estão em escalonamento para evitar a aglomeração no transporte público", pediu o secretário, em entrevista à Rádio Tupi. "Se isso ainda não for suficiente, pode ser necessário aumentar ainda mais as medidas restritivas, o que é muito doloroso para vários setores da população".

Com todas as 34 regiões administrativas da cidade em risco alto de contaminação da covid-19, a Prefeitura do Rio estabeleceu horários diferenciados para o funcionamento de comércio, serviços e administração pública para evitar a aglomeração nos transportes públicos. Além disso, bares e restaurantes só podem funcionar até as 21h e há um torque de recolher das 23h às 5h.

"A gente está identificando que isso ainda não é suficiente", lamentou Soranz.

Mais de 100 à espera de leito

Com 214.607 casos confirmados e 19.439 mortos, o Rio tem atualmente 1.129 pacientes internados na rede SUS da cidade e 102 à espera de um leito. A taxa de ocupação de UTIs no município é de mais de 90% e de 86% nas enfermarias.

"A situação dos leitos é muito preocupante (...) A gente precisa muito contar com a colaboração de todos. Está acabando. A gente vai conseguir vacinar a nossa população. A gente precisa segurar mais alguns dias, alguns meses, para que a gente evite a propagação do vírus", pediu o secretário, dizendo que a expectativa é vacinar todos os idosos da cidade até abril.

Depois de receber novas doses da CoronaVac ontem, a cidade anunciou um novo cronograma de vacinação. Até então, o capital fluminense estava imunizando apenas pessoas a partir de 76 anos. O novo planejamento, no entanto, só vai até sábado, atingindo quem tem 75 anos ou mais.