Topo

Esse conteúdo é antigo

Sorocaba (SP) autoriza prescrição de tratamento ineficaz contra a covid-19

O "tratamento precoce" ineficaz autorizado pela prefeitura de Sorocaba conta com azitromicina e ivermectina - Getty Images
O 'tratamento precoce' ineficaz autorizado pela prefeitura de Sorocaba conta com azitromicina e ivermectina Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/03/2021 14h23Atualizada em 23/03/2021 14h13

A Prefeitura de Sorocaba (SP), por meio da Secretaria de Saúde do município, autorizou hoje que os médicos da rede de saúde da cidade prescrevam um "tratamento precoce" sem comprovação de eficácia contra o novo coronavírus.

O "tratamento precoce" ineficaz autorizado pela prefeitura do município paulista conta com os medicamentos azitromicina e ivermectina "e, se necessário, conforme orientação médica", também pode incluir paracetamol, dipirona e metoclopramida.

Utilizado geralmente para combater bronquite, pneumonia e outras doenças do trato respiratório, a azitromicina se mostrou ineficaz na melhora clínica de pacientes graves por covid-19, segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet.

Já a ivermectina, que combate vermes e parasitas, também segue sem comprovação de eficácia. Em fevereiro, a farmacêutica norte-americana que produz o medicamento disse que ainda não há evidência de que o produto traga benefícios ou seja eficaz no tratamento da covid-19 .

Atualmente, o secretário de Saúde de Sorocaba é o médico Vinícius Rodrigues, que, em 2018, se candidatou ao posto de deputado federal pelo PSL e, hoje, é o primeiro suplente do partido para uma vaga na Câmara.

Em nota emitida pelo Executivo de Sorocaba, Vinícius Rodrigues disse que a autorização do tratamento ineficaz possui o objetivo de "diminuir a letalidade e complexidade dos casos de covid-19, evitando internação para não sobrecarregar os leitos de saúde".

Ainda na nota, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), disse que o tratamento ineficaz contra a covid-19 "terá um investimento de R$ 18 por paciente" e é um complemento à campanha de vacinação no município.

Segundo dados atualizados ontem pelo governo de São Paulo, o Departamento Regional de Saúde de Sorocaba registra uma ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com covid-19 em 94,1% — acima da média estadual, de 91%.

Já a cidade de Sorocaba, também de acordo com dados atualizados ontem pelo governo de SP, possui uma média móvel de 11 mortes por covid-19, registrando uma variação semanal de 359%.