Topo

Esse conteúdo é antigo

Dias pede para Pacheco incluir governadores em comitê de combate à pandemia

Wellington Dias (PT) explicou que Brasil é uma República Federativa, então decisões dos estados são fundamentais - José Itamar/Futura Press/Estadão Conteúdo
Wellington Dias (PT) explicou que Brasil é uma República Federativa, então decisões dos estados são fundamentais Imagem: José Itamar/Futura Press/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

26/03/2021 15h15

Governadores de todo Brasil pediram hoje para que eles sejam incluídos no Comitê de Coordenação Nacional para Enfretamento da covid-19, anunciado recentemente pelo governo federal. Wellington Dias (PT), governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, anunciou essa intenção, após reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM).

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criou o Comitê e não incluiu representantes dos estados. Dias afirmou que é uma decisão que "não tem lógica", pois a pandemia é um desafio nacional.

"Fórum dos Governadores insiste na necessidade da presença da representação dos estados e municípios no Comitê. Não tem lógica, considerando que o Brasil é uma República Federativa e vivemos uma pandemia nacional, com enfrentamento ao coronavírus e efeitos da pandemia em cada estado e município. Assim, estamos enviando os documentos solicitando a inclusão de representantes dos estados na coordenação nacional", frisou Wellington Dias.

De acordo com Dias, os governadores estão abertos ao diálogo e ao alinhamento das pautas para atuar de forma integrada na busca por vacinas e defender o que é prioridade atualmente no Brasil: saúde, social e economia.

"Tratamos sobre temas importantes como a pauta do Congresso Nacional, orçamento, mais recursos para a saúde, as condições do financiamento da rede hospitalar, de dar conta dos insumos e o tema principal que é vacinas, no qual propusemos uma agenda conjunta com o secretário da Organização Nacional das Nações Unidas para que possamos ter a entrega de vacinas, a sensibilidade do mundo para ajudar o Brasil com mais vacinas e ainda as condições de ter a pauta federativa sendo colocada na prioridade do Congresso Nacional: o social, o econômico, tudo aquilo que é importante nessa fase no Brasil", relatou o governador.

Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM) deu entrevista coletiva hoje no Palácio dos Bandeirantes e elogiou a postura de Pacheco na reunião.

"Antes tarde do que nunca. Precisou passar 1 ano de pandemia e ter mais de 300 mil mortes, para ter alguma iniciativa de coordenação nacional. Mas quero cumprimentar o Rodrigo Pacheco por essa iniciativa. Os governadores detalharam as demandas, a vacinação, a compra de insumos e habilitação de leitos. E novas reuniões ocorrerão. Existe voto de confiança dos governadores no presidente do Senado", prometeu Garcia.

Bolsonaro ligou para Pacheco antes da reunião com governadores e foi até à residência dele, após o encontro, na manhã de hoje. Pacheco entregou a Bolsonaro as demandas dos estados, que pediram repasses federais no mesmo patamar de 2020, o que implicaria em um aumento de R$ 43 bilhões de gastos em relação ao planejado para este ano. No ano passado, porém, o governo federal contava com o orçamento de guerra e executou essas despesas fora do teto de gastos, cenário que não pode se repetir em 2021.

O comitê anunciado por Bolsonaro fará a primeira reunião na próxima segunda-feira, dia 29.