Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Secretário vê índice positivo de isolamento no feriado, mas é cauteloso

Marco Vinholi disse que índice de isolamento social na capital São Paulo foi de 47% na Sexta-feira Santa  - Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Marco Vinholi disse que índice de isolamento social na capital São Paulo foi de 47% na Sexta-feira Santa Imagem: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

04/04/2021 15h05Atualizada em 04/04/2021 15h28

O secretário de desenvolvimento regional de São Paulo, Marco Vinholi, disse que os índices de isolamento social na última sexta-feira (2) foram positivos na capital e em cidades do litoral paulista, mas que o impacto das medidas de restrição da fase emergencial ainda podem demorar a ter impacto no controle da covid-19 no estado.

Em entrevista à CNN Brasil, Vinholi afirmou que os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo Estadual, que mede o isolamento social a partir de dados de operadoras de telefone, apontaram índices superiores de isolamento no feriado de Sexta-feira Santa do que o verificado em dias anteriores.

"Peguei os números de sexta-feira (2) e vi que São Sebastião ficou com 61% de distanciamento social, Bertioga com 58%, Ubatuba com 55%. Santos ficou com 45%, mas ainda é um índice positivo para uma sexta-feira de feriado. Guarujá com 48%", afirmou.

Vinholi ainda apontou dados positivos na capital paulista no dia 2 de abril em relação ao verificado com a antecipação de cinco feriados. A taxa de isolamento ficou em 44% no "megaferiado" entre os dias 26 de março e 1º de abril.

"A mobilização foi positiva, aqui na capital tivemos 47% também nesta última sexta-feira, melhor do que sexta-feira anterior (43%). É positivo, mas ainda temos uma pandemia muito contundente", ponderou.

Além da capital São Paulo, outras cidades da região metropolitana anteciparam feriados com a expectativa de frear a circulação e, consequentemente, melhorar os índices da pandemia. Para o secretário, é cedo para medir o impacto.

"Vamos saber o impacto exato destas medidas de antecipação de feriado daqui a 7 ou 10 dias, mas se a gente olhar para os números de isolamento, podemos entender como positivo o impacto", disse.

Fase emergencial será avaliada até sexta-feira

De acordo com Vinholi, o estado de São Paulo teve uma leve desaceleração no número de internações nos últimos dias, mas ressaltou que os índices ainda estão "muito fortes" em relação a óbitos, casos e internações.

Porém, ele disse que a avaliação sobre a continuidade da fase emergencial do Plano SP será realizada durante a semana, com decisão na próxima sexta-feira (9). Esta fase com medidas mais restritivas é válida até o próximo domingo, dia 11 de abril.

"Se a gente continuar com essa desaceleração é um caminho importante. Nós vamos ao longo desta semana avaliar de que forma vai se dar a sequência, mas ainda temos um caminho importante para chegar lá. Ainda é cedo para falar, tivemos uma leve melhora e vamos seguir mobilizados para que esta melhora possa continuar", disse.