Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: recorde de mortes em SP era esperado, diz coordenador de centro

O epidemiologista Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo - Governo do Estado de São Paulo
O epidemiologista Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo Imagem: Governo do Estado de São Paulo

Colaboração para o UOL*

06/04/2021 15h25Atualizada em 06/04/2021 15h32

Paulo Menezes, coordenador do centro de contingência de São Paulo, afirmou nesta tarde que o novo recorde diário de mortes registrado hoje no estado "já era esperado" por conta das subnotificações de óbitos que costumam acontecer durante os fins de semana e feriados e pelo número de pessoas internadas em UTI.

"A situação é muito difícil, dramática e triste. Os números de hoje de óbitos já eram de alguma forma esperado, até porque tivemos o ferido na sexta-feira e a gente sabe que no final de semana acumulam ficha de notificação.", disse Menezes na tarde de hoje em entrevista à CNN Brasil.

"Junto com isso a gente também sabe que o com o número crescente de pacientes em UTI era esperado um número crescente de óbitos, que é o que estamos observando agora infelizmente.", completou.

Apesar do recorde negativo, o coordenador afirmou que o número de internações em UTI no estado estabilizou e de pessoas internadas em enfermaria diminuiu, o que "provavelmente" é um resultado da instalação da fase emergencial, a mais restritiva do Plano São Paulo.

Mesmo com a estabilização, o coordenador afirmou que existe a possibilidade de uma extensão do período de fase emergencial no estado.

"Há a possibilidade porque nos agora conseguimos segurar o crescimento, mas estamos nesse nível altíssimo ainda", explicou. "A situação continua muito difícil, exigindo de todos o isolamento, todas as medidas de proteção necessárias para a gente reduzir a transmissão do vírus"

Questionado pela jornalista Carla Vilhena se o Centro de Contingência esperava que, após um mês de restrições no estado, o recuo do número de internações fosse maior, o coordenador disse que era previsto que a diminuição deste número se desse neste momento por conta do ciclo do vírus.

"Já era esperado que esse achatamento da curva ocorresse agora. Daqui para frente a gente espera que haja uma lenta progressão para uma situação mais tranquila, mas que ainda vai persistir por um tempo.", concluiu ele.

Recorde negativo

O estado de São Paulo registrou 1.389 mortes por Covid-19 nesta terça-feira (6), batendo seu recorde de óbitos em um único dia desde o início da pandemia.

Os novos registros carregam o represamento dos dados do feriado e do fim semana, quando os laboratórios funcionam com capacidade reduzida, porém o total de mortes notificadas nesta terça é maior que o do mesmo dia da semana passada, quando haviam sido registradas 1.209 vítimas, recorde até então.

Com isso, São Paulo acumula agora 78.554 mortes na pandemia.

(Com ANSA)