Topo

Esse conteúdo é antigo

Vacina Sputnik V produzida no Brasil será exportada para América Latina

Produção da Sputnik V no Brasil foi feita pela unidade da União Química em São Paulo - Reprodução/Divulgação
Produção da Sputnik V no Brasil foi feita pela unidade da União Química em São Paulo Imagem: Reprodução/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/05/2021 12h39

O Instituto Gamaleya informou hoje que foi produzido o primeiro lote da vacina Sputnik V no Brasil pela União Química. Agora, as doses serão exportadas para outros países vizinhos que já aprovaram o seu uso na imunização contra covid-19.

"Depois do controle de qualidade a ser feito no Centro Gamaleya, a vacina produzida pela União Química será exportada para outros países da América Latina", disse o instituto em nota.

O laboratório brasileiro iniciou a produção apesar da falta de aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) até o momento para uso do imunizante no país. A fabricação ficou a cargo da unidade da empresa em São Paulo, que recebeu certificado da agência de boas práticas de produção.

A equipe técnica da Anvisa alertou para "falhas" no desenvolvimento e nos testes clínicos da Sputnik, e disse que os dados apresentados sobre segurança e eficácia da vacina estavam incompletos. Os desenvolvedores russos da Sputnik negam qualquer tipo de problema no desenvolvimento e produção do imunizante.

A vacina já foi registrada em 66 países. Na América Latina, a vacina foi aprovada na Argentina, México, Nicarágua, San Vicente e Granadinas, Guiana, Honduras, Guatemala, Antígua e Barbuda, Panamá.