SP: Nunes diz esperar que 100% dos adultos estejam vacinados até domingo
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse hoje, em entrevista ao UOL News, que espera que toda a população com mais de 18 anos esteja vacinada contra a covid-19 com a 1ª dose até o final de domingo (15). Nunes também afirmou que a expectativa é que todos os paulistanos com mais de 18 anos estejam completamente imunizados até o dia 15 de novembro.
A fala do prefeito ocorreu após o anúncio, na manhã de hoje, da "Virada da Vacina" na capital paulista. Em ação inédita, a prefeitura promoverá a "Virada da Vacina", com 34 horas de imunização, começando na manhã de sábado (14) e avançando pela madrugada até as 17h de domingo (15). Veja todos os detalhes do evento e onde se vacinar aqui.
"A gente está aqui trabalhando com o pessoal da [Secretaria da] Cultura, como é um dia muito importante de festa, de ter ali [nos locais de vacinação] DJs. De tentar fazer algo atrativo para os jovens para a gente poder — durante essas 34 horas diretas — fazer com que seja diluído, não tenha fila e todo mundo possa se vacinar, chegando no final de domingo com 100% da população da cidade de São Paulo, com mais de 18 anos, vacinada".
Nunes afirmou que com o mutirão de vacinação dos jovens neste final de semana, a expectativa é que todos os paulistanos com mais de 18 anos estejam completamente imunizados com duas doses ou a vacina de dose única até o dia 15 de novembro.
"Até o dia 15 de novembro estaremos concluindo toda a vacinação na cidade de São Paulo para as pessoas acima de 18 anos.
Questionado pela apresentadora Fabíola Cidral, Nunes declarou que não haverá falta de vacinas na "Virada" porque a prefeitura esperou ter em estoque o quantitativo necessário para imunizar esse grupo e, só assim, anunciar o evento.
"A Prefeitura de São Paulo optou por fazer a comunicação das datas da vacina só quando nós já tivéssemos com a vacina nos nossos estoques ou com a emissão do envio do governo do estado para nós. Só estamos anunciando porque nós já temos a garantia de ter a vacina disponível para a população", informou.
O prefeito ainda antecipou ao UOL que há o indicativo de que a vacinação para adolescentes, de 12 a 17 anos, com comorbidades comece na quarta-feira (18), na cidade de São Paulo. O único imunizante aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para este grupo é a do laboratório Pfizer.
Segunda dose da vacina
Nunes declarou ao UOL News que não haverá a vacinação para a segunda dose na capital, no sábado (14) e no domingo (15), em razão da campanha da "Virada da Vacina" para os jovens. Segundo o prefeito, na segunda (16) e terça-feira (17), além da repescagem para as pessoas que não receberam a primeira dose da vacina esta semana, também haverá a continuidade da aplicação da segunda dose normalmente.
De acordo com a prefeitura e com Nunes, cerca de 199 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada na capital. Com o aumento da pirâmide, o número de faltosos também tem aumentado.
Este dado tem preocupado o secretário da Saúde Edson Aparecido devido à variante delta. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 56 novos casos da mutação na capital. Ao todo são 149 casos na cidade.
O prefeito apontou mais cedo que São Paulo já vacinou 90% da população adulta com pelo menos uma dose. Com duas, são 37% dos vacináveis.
"A cidade de São Paulo demonstrou que aderiu à vacina, que não é negacionista, que quer se vacinar. Inclusive, a gente tem a alegria de poder dizer que nós estamos com uma quantidade de pessoas se vacinando muito grande", finalizou ao UOL News.
*Com informações de Fábio Castanho e Lucas Borges Teixeira, do UOL, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.