Topo

SP começa a aplicar 3ª dose da vacina em idosos a partir de 90 anos

Aplicação de terceira dose da vacina começa hoje em São Paulo - Divulgação/Prefeitura de Niterói
Aplicação de terceira dose da vacina começa hoje em São Paulo Imagem: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Letícia Mutchnik

Do UOL, em São Paulo

06/09/2021 04h00Atualizada em 06/09/2021 10h34

São Paulo começa hoje (6) a aplicar terceira dose da vacina contra a covid-19. Os primeiros contemplados são os idosos com mais de 90 anos que tomaram a segunda dose do imunizante há no mínimo seis meses, ou seja, até o dia 6 de março. A imunização deste grupo, segundo o calendário divulgado pelo governador João Doria (PSDB-SP), vai até o dia 12 deste mês.

Na capital, a aplicação, segundo o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, será com a vacina que estiver disponível.

Aparecido ainda aponta que, dentre os que vão se vacinar nesta segunda, há prioridade à população indígena e a quem está acamado em asilos, instituições de longa permanência ou em casa.

Para se vacinar, basta ir a qualquer posto de saúde perto de sua casa com um documento oficial com foto em mãos e o cartão de vacinação com as doses contra a covid.

Em algumas cidades, como a capital paulista, é necessário também levar um comprovante de residência. Por isso é importante checar com a respectiva Secretaria Municipal de Saúde as regras para cada município.

vacina - Getty Images - Getty Images
Para tomar a terceira dose, é preciso ter mais de 90 anos e ter tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses
Imagem: Getty Images

Caso o comprovante não esteja no seu nome, é permitido que ele esteja em nome dos filhos, cônjuge ou companheiro, mas é obrigatório que se apresente, nesse casos, um documento que comprove o vínculo, como RG, certidão de nascimento ou casamento e escritura de união estável.

Atualmente, 99% da população com idade acima de 18 anos já recebeu pelo menos uma dose de vacina em São Paulo, totalizando 31,1 milhões de pessoas.

A partir do dia 13 de setembro, o estado passará a aplicar a terceira dose em idosos de 85 a 89 anos.

Veja o calendário já definido

  • De 6 a 12 de setembro: 90 anos ou mais
  • 13 a 19 de setembro: 85 a 89 anos
  • 20 a 26 de setembro: 80 a 84 anos e imunossuprimidos
  • 27 de setembro a 3 de outubro: 70 a 79 anos
  • 4 a 10 de outubro: 60 a 69 anos