Topo

Esse conteúdo é antigo

Manaus: 84,6% dos internados em UTI pela covid não têm vacinação completa

Vacinação está indicada inclusive para quem já teve a covid-19 no passado - Getty Images/BC
Vacinação está indicada inclusive para quem já teve a covid-19 no passado Imagem: Getty Images/BC

Colaboração para o UOL

20/10/2021 18h46Atualizada em 20/10/2021 18h47

A maioria dos pacientes que estão internados em UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) em Manaus (AM) não tomaram vacina ou não estão com a vacinação completa. Os dados foram divulgados pelo secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, nesta quarta (20).

Até a última terça-feira (19), quase 63% dos pacientes internados com covid-19 em hospitais de Manaus não tinham tomado nenhuma dose de vacina. Dos 19 pacientes internados em leitos clínicos, nove não tomaram nenhuma dose e apenas cinco completaram o esquema vacinal, com a dose única ou duas doses.

A campanha de vacinação está avançando no estado, mas muitas pessoas acabam não completando o esquema vacinal. A diretora-presidente da FVS-RCP (Fundação de Vigilância em Saúde do estado), Tatyana Amorim, ressalta a importância das pessoas voltarem à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para tomarem a segunda dose da vacina.

"A vacina é a nossa principal ferramenta para conter a pandemia, mas ela é mais efetiva com ciclo completo, por isso fazemos um chamamento para aqueles que estão com suas doses atrasadas no Amazonas", diz, em nota.

Nos hospitais de Manaus, atualmente há 45 pacientes internados com covid-19. Desses, 19 estão em leitos clínicos e 26 em UTIs, de acordo com o último Boletim Epidemiológico da FVS-RCP. Ainda de acordo com esse relatório, nos 61 municípios do interior do estado, há seis pacientes internados com Covid-19.