Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Rio reduz intervalo entre doses da Pfizer para maiores de 17 anos

Lote de vacina da Pfizer - Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Lote de vacina da Pfizer Imagem: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/11/2021 09h52Atualizada em 08/11/2021 10h16

A cidade do Rio de Janeiro reduziu para 21 dias o intervalo entre as doses do imunizante da Pfizer para pessoas com 17 anos ou mais. A redução é válida para o intervalo entre a primeira e segunda dose da vacina produzida em parceria com a empresa alemã BioNTech.

Na última quinta-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio já havia antecipado a vacinação da segunda dose para o público com 20 anos ou mais. No dia 22 de outubro, o órgão também havia adiantado a imunização com a segunda dose da Pfizer para os maiores de 30 anos.

A mudança permite que os vacinados com a 1ª dose da Pfizer há 21 dias ou mais se encaminhem aos postos de saúde e completem o esquema vacinal contra o novo coronavírus.

Rio avalia manter passaporte da vacina

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, afirmou que a capital fluminense avalia manter a exigência do "passaporte da vacina" para entrada em cinemas, teatros, academias e atrações turísticas.

Em entrevista ao jornal O Globo, Soranz disse que a previsão de aumento no turismo nos próximos meses faz com que a prefeitura reavalie o plano inicial, que era desobrigar o passaporte quando a cidade atingisse 90% da vacinação completa contra covid-19 na população adulta, o que deve acontecer até o final deste mês. Atualmente, a secretaria estima em 89% este percentual.

"Até este momento, não pretendemos abrir mão da exigência do passaporte. Esperamos algum controle, por parte do governo federal, sobre a vacinação daqueles que chegam ao Rio. A cidade receberá muitos turistas, e não há esse controle sobre quem chega nos aeroportos, por exemplo", disse o secretário.

A exigência para entrada no Brasil, atualmente, é apenas de um exame PCR negativo para covid-19 realizado nas 72 horas anteriores do embarque ou do tipo de antígeno no período de 24 horas.