Topo

Rio antecipa segunda dose da Pfizer para adolescentes com 16 anos ou mais

Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Lola Ferreira

Do UOL, no Rio

10/11/2021 16h45

A prefeitura do Rio de Janeiro reduziu para 21 dias o intervalo entre as duas doses de vacina Pfizer para adolescentes de 16 anos ou mais. É a segunda redução de intervalo na campanha de vacinação contra a covid-19 anunciada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) da capital fluminense nesta semana. Desde a segunda-feira (8), a redução já valia para adolescentes de 17 anos ou mais.

A partir do anúncio, quem se encaixa nos critérios pode se vacinar em qualquer posto de vacinação. Pelo calendário oficial de vacinação, jovens de 16 anos se vacinaram nos dias 30 e 31 de agosto. Desta forma, a medida antecipa em aproximadamente 20 dias a segunda dose para essa faixa etária.

Atualmente, o Rio de Janeiro tem 71,2% da população total com esquema vacinal completo. Esta proporção é de 83% quando considera a população apta a se vacinar (com 12 anos ou mais). Em relação à população abaixo dos 18 anos, 9.127 dos 456.058 vacinados já tomaram a segunda dose de vacina, de acordo com dados oficiais da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O prefeito Eduardo Paes (PSD) avalia que o Rio irá atingir a marca de 75% de vacinados no próximo fim de semana. De acordo com o comitê científico que orienta as decisões da prefeitura em relação à pandemia de covid-19, o índice habilita a cidade a liberar o uso de máscaras em locais fechados.