Topo

Covid: 90% dos internados no Rio não completaram vacinação, diz secretário

Lola Ferreira

Do UOL, no Rio

11/11/2021 11h35

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, afirmou hoje (11) que 90% dos internados com covid-19 na capital fluminense não completaram a vacinação contra a doença.

Até as 11h de hoje, o Rio tinha 51 pacientes internados para tratamento de covid, somando UTI e enfermaria. Desse total, somente cinco tomaram as duas doses do imunizante, de acordo com o secretário. Dados do Censo Hospitalar da Prefeitura do Rio mostram que a capital tem 35 leitos de UTI covid ocupados, ou seja, com casos mais graves da doença.

Soranz também disse que a taxa de positividade dos testes realizados na capital chegou a 3% nesta semana. Ou seja, de cada 100 testes feitos para detectar covid, somente três deram positivo. O pico foi 86%, em abril de 2020.

Questionado por um usuário do Twitter se a redução na positividade dos testes pode estar relacionada ao menor número de testados, Soranz afirmou "fica cada vez mais difícil" convencer pessoas sem sintomas e sem contato com infectados a testarem.

O Rio enfrentou o pico de internações nas UTIs de covid nos meses de abril e maio deste ano. Durante todos os dias daqueles meses, o número de internados nas UTIs para tratamento de covid na capital ficou acima de 700, chegando a 766 em 21 de maio. As internações de enfermaria atingiram o pico em maio de 2020, chegando a 871 internados com covid.

Ontem, a prefeitura reduziu para 21 dias o intervalo entre as duas doses de vacina Pfizer para adolescentes de 16 anos ou mais. A medida antecipa em aproximadamente 20 dias a segunda dose para essa faixa etária.