Dados não serão perdidos, diz Queiroga sobre ataque hacker ao ministério
Questionado sobre o ataque hacker que tirou do ar, na madrugada de hoje, o site do Ministério da Saúde e do ConecteSUS, o ministro Marcelo Queiroga afirmou que "os dados não serão perdidos", em entrevista exibida pela GloboNews nesta manhã. Em Belo Horizonte, ao ser indagado se há backup dos dados, ele disse: "Claro que existe".
"Pessoas criminosas invadem o Ministério da Saúde, criando prejuízo. Os dados não serão perdidos, é questão de resgatar e colocar à disposição da sociedade", declarou Queiroga a jornalistas, na capital mineira.
Mais cedo, o ministro falou que o responsável pelo ataque contra sistemas do Ministério da Saúde será punido. "Está sendo investigado, e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido."
O grupo Lapsus$ Group assumiu a autoria da ação. Segundo mensagem exibida nos portais, o Ministério sofreu um ataque de ransomware e "50 TB de dados foram copiados e excluídos".
O ransomware é um tipo de vírus que sequestra o acesso aos dados do sistema criptografando-os. Geralmente o hacker promete liberar o acesso após pagamento de um resgate.
O ministro definiu o ataque como uma atitude criminosa. "Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível".
Até a publicação desta matéria, as plataformas continuavam inacessíveis. O transtorno impede que usuários tenham acesso ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.
Em nota, o Ministério da Saúde do governo federal usou o termo "incidente" —e não ataque hacker— para informar que alguns sistemas foram comprometidos e disse que acionou a PF (Polícia Federal) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República para investigar o caso.
Veja quais sistemas foram atingidos pelo ataque hacker, segundo o Ministério da Saúde:
- e-SUS Notifica
- Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI)
- ConecteSUS
- Funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.