Topo

Esse conteúdo é antigo

Dados não serão perdidos, diz Queiroga sobre ataque hacker ao ministério

Ministro Marcelo Queiroga comenta o ataque hacker contra sistemas do Ministério da Saúde - Reprodução
Ministro Marcelo Queiroga comenta o ataque hacker contra sistemas do Ministério da Saúde Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/12/2021 10h33Atualizada em 10/12/2021 12h55

Questionado sobre o ataque hacker que tirou do ar, na madrugada de hoje, o site do Ministério da Saúde e do ConecteSUS, o ministro Marcelo Queiroga afirmou que "os dados não serão perdidos", em entrevista exibida pela GloboNews nesta manhã. Em Belo Horizonte, ao ser indagado se há backup dos dados, ele disse: "Claro que existe".

"Pessoas criminosas invadem o Ministério da Saúde, criando prejuízo. Os dados não serão perdidos, é questão de resgatar e colocar à disposição da sociedade", declarou Queiroga a jornalistas, na capital mineira.

Mais cedo, o ministro falou que o responsável pelo ataque contra sistemas do Ministério da Saúde será punido. "Está sendo investigado, e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido."

O grupo Lapsus$ Group assumiu a autoria da ação. Segundo mensagem exibida nos portais, o Ministério sofreu um ataque de ransomware e "50 TB de dados foram copiados e excluídos".

O ransomware é um tipo de vírus que sequestra o acesso aos dados do sistema criptografando-os. Geralmente o hacker promete liberar o acesso após pagamento de um resgate.

O ministro definiu o ataque como uma atitude criminosa. "Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível".

Até a publicação desta matéria, as plataformas continuavam inacessíveis. O transtorno impede que usuários tenham acesso ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

Em nota, o Ministério da Saúde do governo federal usou o termo "incidente" —e não ataque hacker— para informar que alguns sistemas foram comprometidos e disse que acionou a PF (Polícia Federal) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República para investigar o caso.

Veja quais sistemas foram atingidos pelo ataque hacker, segundo o Ministério da Saúde:

  • e-SUS Notifica
  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI)
  • ConecteSUS
  • Funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital