Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: 139,3 milhões de brasileiros completam vacinação, 65,3% da população

Brasil se aproxima da marca de 140 milhões de pessoas com vacinação completa contra covid-19 - Danilo Verpa/Folhapress
Brasil se aproxima da marca de 140 milhões de pessoas com vacinação completa contra covid-19 Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/12/2021 20h01

O Brasil chegou hoje à marca de 139,3 milhões de habitantes que completaram a vacinação contra a covid-19. No total, 139.310.688 brasileiros receberam as duas doses ou a dose única de imunizante contra a doença, o correspondente a 65,31% da população nacional. O levantamento foi realizado pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, a partir dos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, 80.055 pessoas tomaram a segunda dose e 1.334, a dose única - ou seja, 81.389 brasileiros finalizaram o ciclo vacinal contra a covid-19. Ainda houve a vacinação de 158.194 habitantes com a primeira e de 157.584 com a de reforço no mesmo período. Ao todo, nas últimas 24 horas, foram ministradas 397.167 doses de imunizante contra a doença em todo o país.

O total de vacinados com a primeira dose chegou a 160.218.285, o equivalente a 75,11% da população do país. Já 20.379.979 tomaram a dose de reforço até o momento.

Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins não enviaram dados atualizados sobre a vacinação até o fechamento do boletim do consórcio de imprensa, às 20h (horário de Brasília).

Vale ressaltar que, na madrugada de sexta-feira (10), o site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS - plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 - foram invadidos por hackers. O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença, comprometendo a divulgação de dados.

O estado de São Paulo se mantém na liderança entre aqueles com a maior parcela de sua população com vacinação completa: 77,12% de seus habitantes. Na sequência, estão Mato Grosso do Sul (71,19%), Rio Grande do Sul (69,74%), Santa Catarina (69,42%) e Minas Gerais (68,76%).

Os paulistas também aparecem na primeira posição quanto à aplicação da primeira dose: 81,79% da população local. Santa Catarina (78,72%), Distrito Federal (78,58%), Paraná (77,85%) e Rio Grande do Sul (77,66%) vêm a seguir.

ConecteSUS chega ao 2º dia sem acesso a comprovante de vacinação

Ainda não é possível acessar o comprovante de vacinação por meio do portal ou aplicativo ConecteSUS, do governo federal. Desde ontem, a ferramenta do Ministério da Saúde tem apresentando instabilidade após um suposto ataque hacker.

O UOL tentou acessar o comprovante de vacinação tanto por meio do site quanto pelo aplicativo, mas não teve sucesso. Em alguns casos, não é possível acessar nem o sistema. "Ocorreu um erro ao acessar os dados. Tente novamente mais tarde", diz a ferramenta. O governo não se prounciou.

Na madrugada de ontem, a Saúde informou que alguns sistemas foram comprometidos e disse ter acionado a PF (Polícia Federal) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República para investigar o caso. Segundo o ministro Marcelo Queiroga, trata-se de um ataque cibernético.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, g1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.