EUA: agência reguladora aprova uso emergencial de pílula contra covid
A FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos EUA que corresponde à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) brasileira, aprovou o uso emergencial de uma pílula da Pfizer para tratamento da covid-19. O comunicado foi publicado pelo órgão nesta quarta-feira (22).
A orientação da FDA é para que o remédio, chamado Paxlovid, seja usado em adultos e pacientes pediátricos que tenham mais de 12 anos ou pelo menos 40 kg. A indicação é para as pessoas que testaram positivo para o SARS-CoV-2 e que correm risco de progressão severa da doença, o que inclui hospitalização e morte.
O uso oral deve ser iniciado "assim que possível" a partir do diagnóstico, considerando o intervalo de cinco dias após o início da manifestação dos sintomas. A pílula poderá ser utilizada apenas com prescrição médica.
O comunicado afirma que o uso da Paxlovid não é autorizado como uma forma de prevenção à covid-19, nem é um substituto à vacinação.
Resultados da pílula
Estudo divulgado pela Pfizer apontou que a pílula reduz em quase 90% o risco de hospitalização ou morte pelo coronavírus.
Entre os que tomaram a Paxlovid em até cinco dias após o aparecimento de sintomas, não houve nenhum relato de morte pela covid-19 ou relacionada com o medicamento em um intervalo de 28 dias. Já entre os que tomaram placebo, 12 pacientes morreram.
O pedido de autorização para o uso da pílula nos EUA havia sido feito em novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.