Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio abriu negociações para compra de vacinas para crianças, diz secretário

Vacinação contra a covid-19 no Rio de Janeiro - FERNANDO SILVA /ESTADÃO CONTEÚDO
Vacinação contra a covid-19 no Rio de Janeiro Imagem: FERNANDO SILVA /ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, no Rio

22/12/2021 11h56

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, afirmou que o município procurou a Pfizer para comprar diretamente vacinas contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.

A negociação ocorre em um momento de impasse na vacinação infantil no país. O presidente Jair Bolsonaro (PL) é contra a vacinação de crianças e atacou técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que atuaram na liberação do imunizante da Pfizer para crianças.

Soranz disse que o Rio procurou a farmacêutica para negociar a compra das doses.

"A gente já entrou em contato com Pfizer. São 560 mil crianças que precisam ser vacinadas para aumentar a proteção na cidade", disse em entrevista à Globo News.

Soranz ainda criticou a demora do Ministério da Saúde na aquisição dos imunizantes. Ele disse que o governo federal já tem contrato com a Pfizer e deve fazer a compra.

"Se isso não acontecer, a prefeitura do Rio está disposta a comprar a vacina imediatamente. Falta o Ministério da Saúde enviar agora o pedido de solicitação das vacinas porque tem o contrato assinado. É uma questão muito mais ideológica do que prática", disse.

Apesar da intenção da Prefeitura do Rio de Janeiro, há poucas chances da compra direta ocorrer. Após receber um ofício do mesmo teor do governo do estado de São Paulo na última semana, a Pfizer veio a público dizer que priorizará as vendas para governos federais.