Topo

Esse conteúdo é antigo

Clima é de normalidade, diz passageiro de cruzeiro com casos de covid-19

MSC Seaside não pode atracar na Bahia e dias de viagem foram reduzidos - Reprodução/Arquivo Pessoal
MSC Seaside não pode atracar na Bahia e dias de viagem foram reduzidos Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal

Mariana Durães

Do UOL, em São Paulo

03/01/2022 20h46

O clima entre os passageiros do cruzeiro MSC Seaside é de "normalidade", mesmo frente a casos de covid-19 confirmados entre os passageiros embarcados. Segundo relatos, não houve restrições às atividades da viagem, apenas foi cancelada uma parada com desembarque na Bahia.

"É como se nada estivesse acontecendo. Todos estão utilizando máscara na circulação interna do navio. Nos restaurantes as pessoas entram de máscara, tira, come e volta. Mas nas áreas externas do navio onde tem as baladas, os barzinhos, e de dia na área piscina, aí as pessoas ficam sem máscara. O clima está como se nada tivesse acontecido", relata o adminstrador de empresas Carlos Eduardo Mourão, de 41 anos, que está a bordo do navio.

Hoje, as companhias de navios de cruzeiro decidiram suspender novas viagens no Brasil até 21 de janeiro deste ano. A decisão voluntária se deu "por incertezas na interpretação e aplicação dos protocolos operacionais previamente aprovados", divulgou a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) hoje à tarde, por meio de nota.

Ontem, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reforçou a recomendação de suspender a temporada de cruzeiros no Brasil, após embarcações registrarem casos de covid-19 a bordo.

De acordo com Carlos Eduardo, a empresa tem prestado toda assistência àqueles que desenvolvem sintomas ou recebem resultados positivos para a doença. Os testes, segundo ele, são gratuitos e os doentes ficam isolados em suas cabines.

Cruzeiro MSC Seaside - Reprodução/ Arquivo Pessoal - Reprodução/ Arquivo Pessoal
Cruzeiro tem casos confirmados de covid-19 mas mantém atividades
Imagem: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Mas, apesar de alguns casos positivos, que segundo ele giram em torno de 1 a 2% dos embarcados, as atividades no navio sofreram poucas alterações. Festas e jantares, como do Réveillon, foram mantidas. No entanto, as paradas previstas em Ilhéus e Salvador, na Bahia, e em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, foram suspensas.

"A Anvisa, dado o volume de contágio, automaticamente proibiram a para nos demais destinos que estavam previstos, direcionando a gente direto para Santos. Tanto que ia chegar no dia 7, mas vamos chegar no dia 6", disse.

Segundo relato do passageiro, a empresa informou que todos irão desembarcar, sem detalhes sobre os casos de pessoas com diagnóstico positivo e protocolos para garantir a continuidade da quarentena em solo. O UOL procurou a MSC Cruzeiros por e-mail, e aguarda um retorno sobre a situação dos passageiros com covid-19.