Topo

Esse conteúdo é antigo

Anvisa recomenda interromper temporada de cruzeiros no país com urgência

2.jan.2022 -  Passageiros desembarcam do navio MSC Preziosa, da MSC Cruzeiros, que chegou de Búzios ao Rio de Janeiro com 28 casos de covid-19 - Wilton Junior/Estadão Conteúdo
2.jan.2022 - Passageiros desembarcam do navio MSC Preziosa, da MSC Cruzeiros, que chegou de Búzios ao Rio de Janeiro com 28 casos de covid-19 Imagem: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

02/01/2022 23h05Atualizada em 02/01/2022 23h29

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reforçou hoje a recomendação de suspender a temporada de cruzeiros no Brasil, após três embarcações registrarem casos de covid-19 a bordo.

A agência já havia recomendado ao Ministério da Saúde a revisão da portaria que autoriza esse tipo de viagem nos próximos meses, por grave risco à saúde da população. A decisão é da pasta.

Em comunicado, a Anvisa pediu que passageiros que tenham viagens programadas para os próximos dias reconsiderem o embarque, tanto para proteger a saúde quanto para evitar transtornos. Segundo o órgão, há possibilidade de interrupção da viagem, desembarque em porto diferente do planejado e que o navio entre em quarentena, "o que pode representar um desconforto para todos".

"Em que pese os esforços da Agência nos últimos dias para controlar a situação sanitária das embarcações, as ações são gravemente impactadas por falhas no cumprimento dos protocolos pactuados para início da temporada", disse o órgão.

Cruzeiros interrompidos

Há cinco navios de cruzeiro na costa brasileira atualmente, os MSC Splendida, Preziosa e Seaside, e os Costa Fascinosa e Diadema.

O Splendida e o Diadema estão em quarentena.

Na semana passada, o Splendida atracou em Santos e o Diadema, em Salvador, com, somados, 146 casos de covid-19 entre passageiros e tripulantes.

Neste domingo, os passageiros de um novo cruzeiro no MSC Splendida foram impedidos de embarcar no porto de Santos por orientação da Anvisa. De acordo com o órgão, a embarcação levaria mais de 3 mil pessoas.

O Costa Diadema, após o registro de casos de covid, está a caminho de Santos, onde todos os passageiros serão desembarcados e o navio será impedido de operar. A expectativa é que ele chegue à cidade nesta segunda-feira (3).

O terceiro cruzeiro a registrar casos de covid foi o MSC Preziosa, que parou em Búzios, no Rio de Janeiro, neste domingo, com ao menos 20 infectados pela doença. No entanto, apesar de ter atracado, o Preziosa recebeu autorização para novos embarques. O Fascinosa e o Seaside também seguem navegando normalmente.

A Anvisa alerta que a mudança do cenário epidemiológico pode impedir novos embarques e levar ao encerramento desses cruzeiros.